Colheita do arroz se encaminha para o fim e produção do RS tem queda de 1,2 milhões de toneladas
A colheita do arroz já atingiu 96% do total de área cultiva e os produtores estão encontrando uma queda significativa na produtividade. Só no estado do Rio Grande do Sul a produção deve cair 1,2 milhões de toneladas ficando em 7,3 milhões contra as 8,5 registradas na safra passada.
Segundo Alexandre Velho, presidente da Federarroz, as condições climáticas adversas e a diminuição de 7% na área cultivada foram as responsáveis por essa diminuição, que teve pelo menos um lado positivo ao ajudar os preços de venda se elevarem.
Mesmo assim, a situação dos produtores de arroz segue preocupante uma vez que os custos de produção giram na casa dos R$ 6.500,00 por hectare e as vendas não acontecem com patamares satisfatórios. Sendo assim, a tendência é que a área destinada ao cultivo do arroz siga diminuindo para os próximos anos.
Como novo presidente da entidade, eleito na manhã dessa quarta-feira (15), Velho destaca a importância de buscar novos locais de venda para que o produtor brasileiro não fique totalmente dependente do mercado interno e meios para que fique mais competitivo diante dos importados do Mercosul.
Confira a entrevista completa com o presidente da Federarroz no vídeo.
0 comentário

Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste

Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz

Expansão do sorgo no Brasil ainda esbarra na resistência ao plantio por parte do produtor

Ibrafe: Estabilidade nos mercados de feijão

Ibrafe: Feijão Caupi em baixa com maior oferta

Geada e seca atingem plantações de grãos e oleaginosas no sul da Ucrânia, dizem meteorologistas