Sem chuvas há 21 dias, produtividade da soja em Irving/Illinois não deve passar de 50 bushels por acre
A Missão Mulheres do Agronegócio, da qual participa a jornalista Carla Mendes, do Notícias Agrícolas, visitou uma lavoura de soja em Irving, no estado de Illinois (Estados Unidos), que vem sofrendo os efeitos das adversidades climáticas que assolam a safra norte-americana.
Andrea Cordeiro, da Labhoro Corretora, que lidera a Missão, conta que, no ano passado, a média de produtividade da mesma propriedade era de 70 bushels por acre (79,37 sacas por hectare). Agora, este número deve ficar em 60 a 65 (de 68,5 sacas a 73,7 sacas por hectare) na área visitada e "não deve chegar a 50 bushels por acre (56,7 sacas por hectare)" no total.
Em seu último boletim, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) estimou o rendimento das lavouras de soja da safra 2017/18 em 56,02 sacas por hectare. Em julho, o número era de 54,42 sacas por hectare.
São 1.400 acres, dos quais foram replantados 400. Além disso, as lavouras receberam apenas 12mm nos últimos 21 dias, com as temperaturas mais altas que a Missão encontrou no Meio Oeste até então.
A área de soja precisa de chuvas neste momento. São 44 vagens por pé, um número muito abaixo do ano passado. Além de Illinois, os estados de Indiana e Iowa também contaram com alta taxa de replantio.
Na avaliação de Cordeiro, há muitas lavouras que estão atrasadas e, até mesmo, áreas que não foram plantadas, o que leva a crer que a safra não será definida em agosto. A soja replantada também não apresenta o mesmo potencial de produtividade.
No milho, os custos subiram bastante e os preços praticados na Bolsa de Chicago (CBOT) não são capazes de cobri-los neste momento.
Confira mais informações:
>> Missão Mulheres do Agronegócio EUA 2017 - Labhoro Corretora e Notícias Agrícolas
2 comentários

Comerciantes de grãos pedem à Ucrânia que suspenda mudanças no mecanismo de preços, dizem que exportações estão em risco

Ibrafe: Demanda superando a oferta de feijão-carioca

Abiarroz manifesta apoio à antecipação dos efeitos da reforma tributária

Fundos perdem ainda mais esperanças no milho CBOT antes da semana crucial

Feijão/Cepea: Maior oferta pressiona cotações do feijão preto

Ibrafe: Região Sul colhendo Feijão-carioca
Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ
Curioso que todos os países do mundo adotam o sistema métrico decimal em suas operações. Exceção para os USA e Reino Unido, que insistem na utilização de suas unidades de medidas completamente desvinculadas da maioria... grama, kilograma, tonelada contra onças, bushel, acre... deviam utilizar as unidades adotadas pelo mundo... ficar fazendo conta cada vez que lê algo sobre produtividade, é no mínimo um contrasenso...
Sugiro ao NA incluir uma tabelinha de conversão para ajudar os leitores a entender os artigos publicados em parâmetros diferentes--Se ja' existe peço desculpas mas pelo jeito deveria ser mais visível.
Sr Euclides, vou tentar ajudar... 50 bushel/acre correspondem a 56 sacas/hectares; o fator de conversão é 1,12085 (sobre a previsão de produtividade da soja norte-americana)... Sugiro ao NA incluir uma tabelinha de conversão para ajudar os leitores a entender os artigos publicados em parâmetros diferentes. (Se ja' existe peço desculpas, mas pelo jeito deveria ser mais visível).
Rodrigo Tonet Campo Mourão - PR
Se em Illinois está assim então como estão as lavouras de iowa, Nebraska e nas Dakotas? Segundo o Drought monitor estas outras áreas apresentam deficit hídrico muito maior que Illinois.
Enquanto isso no Brasil......
O milho não pagou o custo...
E a soja indo pelo mesmo caminho....