Pesquisa atesta bons resultados de fungicidas protetores no controle da ferrugem asiática na soja e mancha branca no milho
Pesquisas tem mostrado que a utilização de fungicidas protetores além de apresentar eficácia no controle da ferrugem asiática na cultura da soja, também traz resultados no combate à mancha branca do milho.
Nos últimos dois anos os estudos com o produto apontaram que na soja houve uma melhora no desempenho dos fungicidas convencionais a base de estrubirulinas, triazois e carboxamidas, além de diminuir o risco de resistência do fungo.
De acordo com Valtemir Carlin, pesquisador da Agrodinâmica Consultoria e Pesquisa agropecuária, os fungicidas curativos possuem ação em apenas um sítio do parasita, diferente do que ocorre com os protetores, como o Unizeb Gold, que tem atuação em diversos pontos do fungo.
Além disso, o melhor controle de doenças "implica em um ciclo completo da planta, e consequentemente maior produtividade", ressalta o pesquisador. Segundo ele, os ensaios apontaram em ganho de 5 a 10 sacas por hectare na cultura da soja.
O produto também foi testado no milho e mostrou um bom desempenho no controle da mancha branca. Criando uma camada protetora, ele "impede que o fungo entre na planta e proporciona um manejo melhor da doença", explica Carlin.
0 comentário
Feijão/Cepea: Maior oferta e qualidade menor mantêm valores em queda
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20