Pesquisa atesta bons resultados de fungicidas protetores no controle da ferrugem asiática na soja e mancha branca no milho
Pesquisas tem mostrado que a utilização de fungicidas protetores além de apresentar eficácia no controle da ferrugem asiática na cultura da soja, também traz resultados no combate à mancha branca do milho.
Nos últimos dois anos os estudos com o produto apontaram que na soja houve uma melhora no desempenho dos fungicidas convencionais a base de estrubirulinas, triazois e carboxamidas, além de diminuir o risco de resistência do fungo.
De acordo com Valtemir Carlin, pesquisador da Agrodinâmica Consultoria e Pesquisa agropecuária, os fungicidas curativos possuem ação em apenas um sítio do parasita, diferente do que ocorre com os protetores, como o Unizeb Gold, que tem atuação em diversos pontos do fungo.
Além disso, o melhor controle de doenças "implica em um ciclo completo da planta, e consequentemente maior produtividade", ressalta o pesquisador. Segundo ele, os ensaios apontaram em ganho de 5 a 10 sacas por hectare na cultura da soja.
O produto também foi testado no milho e mostrou um bom desempenho no controle da mancha branca. Criando uma camada protetora, ele "impede que o fungo entre na planta e proporciona um manejo melhor da doença", explica Carlin.
0 comentário
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio