Em Erechim (RS), produtores finalizam plantio de trigo e chuvas ainda não preocupam
Os produtores rurais caminham para a finalização do plantio do trigo em Erechim (RS). Até o momento, as chuvas observadas no estado não representam um risco às lavouras. Em contrapartida, as previsões climáticas alongadas apontam para mais precipitações durante a primavera, o que poderia resultar em perdas nas lavouras.
Nesta temporada, a área cultivada com o grão registra uma queda de 25% na localidade, principalmente em decorrência do recuo nos preços. “E se as cotações continuarem nesses patamares, iremos comercializar o trigo no próximo ano com valores baixos. Gastamos bastante para plantar, mas se não for compensador, os produtores irão reduzir a área semeada”, destaca o presidente do Sindicato Rural do município, João Picolli.
Além disso, as perdas registradas na safra passada devido ao clima também pesaram na decisão dos produtores rurais. A produtividade média das plantações ficou entre 25 a 30 sacas do grão por hectare. Paralelamente, a saca do trigo é cotada entre R$ 28,00 a R$ 32,00 na região.
“Não temos uma política para o setor e a produção é menor do que o consumo. Com isso, deveríamos ter um preço melhor, o que não acontece. Consequentemente, vemos os produtores investindo em outras culturas, como é o caso da aveia”, afirma Picolli.
Safra de verão
Os custos de produção já estão 30% mais altos na região, especialmente os defensivos, adubos e fungicidas em decorrência da valorização do dólar. Em relação à área semeada, a maior parte ficará com a soja e mais uma vez, o milho perderá espaço para a oleaginosa.
0 comentário
Feijão, por Ibrafe: Produtores de São Paulo se concentraram na colheita antes da chegada prevista das chuvas
Exportações de grãos da Ucrânia em outubro aumentam 59%, diz governo
Balcão Agrícola do Brasil, apoiado pela Rumo, vai operar ainda em 2024 com entregas de soja e milho
Exportações de grãos da Ucrânia em outubro aumentam ano a ano, diz ministério
Colheita da cevada avança nas regiões do Alto Uruguai e Planalto Médio
Preços no mercado de suínos mais perto da estabilidade no final desta quinta-feira (31)