Dia do Suinocultor: Família Brunelli está na suinocultura há mais de 90 anos, com quatro gerações tocando a atividade em Jambeiro (SP)

Publicado em 24/07/2023 11:00 e atualizado em 24/07/2023 11:32
Flávia Brunelli, Sandra Brunelli e Lucília Brunelli - Suinicultoras na região do Jambeiro (SP)
Segundo Sandra Brunelli, persistência e resiliência são elementos-chave para continuar na atividade
Podcast

Dia do Suinocultor: Família Brunelli está na suinocultura há mais de 90 anos, com quatro gerações tocando a atividade em Jambeiro (SP)

Logotipo Notícias Agrícolas

Neste dia 24 de julho é celebrado o Dia do Suinocultor, atividade que coloca o Brasil no 4º como maior produtor e também como maior exportador da proteína suinícola, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A Família Brunelli, que atua na atividade na Fazenda Brasil, localizada em Jambeiro, no interior de São Paulo, conta sua história de 90 anos na suinocultura, remontando aos tempos dos patriarcas da família, ainda na Itália.

De acordo com Lucília Brunelli, de 86 anos, e sua filha, Sandra, 53, tudo teve início com o avô paterno de Sandra, Alvise Brunelli, na região do Vêneto, nordeste da Itália, onde ele trabalhava na suinocultura e produzia embutidos. 

“O meu pai, Humberto, (filho de Alvise), veio para o Brasil com uma mão na frente e outra atrás. Na Itália, ele sempre quis ser suinocultor, e aqui no Brasil, isso começou quando ele ganhou um casal de suínos”, relata Sandra.

Passados 45 anos, hoje a família possui três mil matrizes, e chega à quarta geração ligada à atividade com a filha de Sandra, Flávia, de 29 anos. 

“Deixei meu emprego e resolvi investir na parte de cortes especiais de carne suína e também charcutaria. Hoje sou cliente da fazenda da minha família, compro os animais, terceirizo o abate e tudo é voltado para a produção de cortes especiais, porcionados e também charcutaria”, explicou Flávia. 

Como recado aos suinocultores brasileiros, Dona Lucília deixa o recado de que é preciso esperança, força e coragem para prosseguir na atividade. Sandra complementa que resiliência é outro quesito indispensável, além do olhar para a atividade como um negócio, buscando sempre a eficiência e sustentabilidade. 
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário