Gripe aviária atinge mais dois países da América do Sul e especialista fala em "alerta laranja" para o Brasil

Publicado em 01/12/2022 15:32 e atualizado em 01/12/2022 16:22
Luizinho Caron - Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves
Ministério da Agricultura destaca que a doença nunca foi detectada no Brasil, mas que não se pode assumir uma postura de tranquilidade

Podcast

Gripe aviária atinge mais dois países da América do Sul e especialista fala em "alerta laranja" para o Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

​Se até o início de novembro os casos de influenza aviária "mais próximos" ao Brasil se restringiam à Colômbia e México, agora Peru e Equador também relatam surtos da doença de cepa altamente patogênica. De acordo com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Luizinho Caron, agora se acende um "alerta laranja" para o Brasil em relação a possível chegada da doença.

A patologia atingiu os países das Américas Central e do Sul por meio da chegada de aves migratórias, e Caron explica que o Brasil possui três rotas principais de aves silvestres que atravessam continentes: pelo litoral, pelo oeste, nas proximidades com as fronteiras do Uruguai e Argentina, e também pela região Oeste, passando pelo Pantanal e outras regiões de lagoa.

Apesar disso, Caron destaca que há medidas de biosseguridade e protocolos adotados pelo Ministériod a Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) revisados e atualizados, além de uma barreira natural, que é a floresta amazônica, e legislação que proíbe a instalação de granjas comerciais em regiões p´roximas a áreas de lagoas ou de poisio de aves migratórias.

Confira abaixo o posicionamento do MAPA a respeito do assunto:

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário