Exportação de carne suína do MS salta 107% em volume de janeiro a maio de 2021
Podcast
Entrevista com Fernanda Oliveira - Analista Técnica da Famasul sobre o Mercado de Suínos no MS
DownloadA suinocultura sul-matogrossense registrou recorde de exportação de janeiro a maio deste ano, de acordo com a analista técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), Fernanda Oliveira. Ao todo, foram 7,5 mil toneladas da proteína exportadas, um aumento de 107% no comparativo com o mesmo período de 2020. Em matéria de faturamento, o salto foi de 131%, alcançando US$ 13,3 milhões.
Segundo Fernanda, os principais mercados atendidos pelo Estado são Singapura e Hong Kong, e ela pontua que o avanço nas exportações se deu por causa de casos de Peste Suína Africana que atingiram novamente a Ásia neste início de ano.
A expectativa, de acordo com a analista, é que em breve o Estado seja reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação e amplie as parcerias comerciais com países que exijam este status sanitário, como Japão, Coréia do Sul e Indonésia, por exemplo.
"O Mato Grosso do Sul mais do que dobrou a produção suína na última década. Temos muita gente investindo na suinocultura aqui devido à disponibilidade de grãos para alimentação dos animais, clima favorável, incentivos fiscais, além de linhas de financiamento específicas para a atividade", disse.
0 comentário
Quinta-feira (2) traz leves altas para as cotações no mercado do frango
Preços da arroba e da carcaça suína em São Paulo caem nesta quinta-feira (2)
Suinocultura independente: ano começa com preços estáveis ou com quedas, sem acordo entre frigoríficos e suinocultores
ABPA: Com renovação do PACIC, fluxo de exportações de aves e de suínos devem se manter firmes para o México em 2025
Frango: valores estáveis, com exceção do preço da ave no atacado paulista, que teve alta nesta segunda-feira (30)
Segunda-feira (30) termina para o mercado de suínos registrando continuidade de quedas nas cotações