Mesmo com controle na produção, enfraquecimento na ponta vendedora pressiona mercado de ovos
Podcast
Entrevista com Heloísa Xavier - Diretora da Jox Assessoria Agropecuária sobre o Mercado dos Ovos
DownloadO mês de junho proporcionou bons momentos de preço para o mercado de ovos na primeira quinzena, mas desde a semana passada, a movimentação na ponta vendedora diminuiu e os valores pagos ao produtor têm sido pressionados. De acordo com a diretora da Jox Assessoria Agropecuária, Heloísa Xavier, na semana anterior, a caixa com 30 dúzias de ovos (referência São Paulo) valia R$ 118,00, e nesta terça-feira (22), o preço é de R$ 114,00.
Apesar de ter havido esse repique de preços desde o início de junho, depois de um mês de maio de quedas subsequentes, a margem de lucro do avicultor de postura ainda é estreira, mesmo com o arrefecimento dos valores do milho e farelo de soja, principais componentes da ração das aves.
"Com a aproximação do final do mês, a mercadoria não está girando adequadamente na ponta vendedora com a população mais descapitalizada. Sendo assim, estoques acabam sendo formados, promoções são feitas, e os comerciantes acabam por evitar comprar grandes lotes de produto", diz Heloísa.
A perspectiva para o andamento do mercado para os próximos dias ainda é incerta, de acordo com a diretora da Jox. "Será preciso observar o comportamento da demanda, mas fato é que os avicultores terão de continuar a controlar a produção para evitar mais pressões de baixa", afirmou.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24