Suinocultores podem começar a descartar matrizes e leitões caso demanda interna não melhore nos próximos 30 dias
Podcast
Entrevista com Marcos Antônio Spricigo - Produtor Rural e Proprietário de Frigorífico sobre a Produção de Suínos
Download
Em uma tentativa de encurtar a oferta de suínos aos frigoríficos, produtores catarinenses passaram a reduzir o potencial nutritivo das rações, atrasando a engorda dos animais e entregando suínos mais leves para abate. A medida surtiu efeito de leve aumento nos preços, mas segundo Marcos Antônio Spricigo, suinocultor e proprietário de frigorífico catarinense, se a demanda interna não melhorar, medidas mais derásticas devem ser tomadas.
Ele explica que a diminuição da energia nas rações resultou na última semana de abril um aumento entre R$ 0,40 a R$ 0,50 por quilo e suíno, já que os animais estão indo mais tarde para o abate e mais leves, entre 90kg a 110kg.
Entretanto, ele ressalta que se o mercado interno não der resposta de melhora de demanda nos próximos 30 a 40 dias, com flexibilização nas aberturas de comércios em todo o país, as lideranças na suinocultura terão que se reunir para decidir por medidas mais drásticas.
"Uma delas é o descarte de leitões que nascerem, também o não cobrimento de matrizes e até o descarte de matrizes que ainda renderiam uns dois partos", disse.
De acordo com Spricigo, a tensão do produtor no momento é muito grande, e é preciso que ele comece a sentir o mercado mais firme para comercializar seu produto com melhores preços.
"Teve muito suinocultor tomando decisões isoladas, sem se informar direirto com as associações, entrando em desespero e vendendo a preços muito baixos, deixando o mercado cair na mão de especuladores".
Apesar dos preços baixos, Spricigo conta que os frigoríficos seguem o ritmo de abate nromalmente, mesmo tendo tido desvalorizações nos preços das carcaças vendidas.
0 comentário
![EUA dão sinal verde condicional à vacina contra gripe aviária da Zoetis para aves](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/gripe-influenza-aviaria-teste-nCKmJ.jpg)
EUA dão sinal verde condicional à vacina contra gripe aviária da Zoetis para aves
![Preço dos ovos na granja e no atacado sobem mais de 24% em fevereiro](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/ovo-site-TDtFb.jpg)
Preço dos ovos na granja e no atacado sobem mais de 24% em fevereiro
![Preços no mercado do frango fecham esta sexta-feira (14) com cotações, na maioria, estáveis](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/de7cceca777adfe12176dd4e981c0ec7.jpg)
Preços no mercado do frango fecham esta sexta-feira (14) com cotações, na maioria, estáveis
![Suínos: sexta-feira (14) de cotações em alta tanto para o animal vivo quanto para a carcaça](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/9b3058d90b6af594202a223e4bdc58ed.jpg)
Suínos: sexta-feira (14) de cotações em alta tanto para o animal vivo quanto para a carcaça
![Gripe aviária detectada entre veterinários dos EUA testados no ano passado, diz CDC](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/gripe-influenza-aviaria-teste-nCKmJ.jpg)
Gripe aviária detectada entre veterinários dos EUA testados no ano passado, diz CDC
![Suínos/Cepea: lenta liquidez em janeiro já era esperada pelo setor](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/0c5f02ab2d1a3d0044e71620bc7f4033.jpg)
Suínos/Cepea: lenta liquidez em janeiro já era esperada pelo setor