Bom momento no mercado de frango não se reflete ao produtor integrado
Podcast
Entrevista com Fernando Cézar Ribeiro - Presidente da Associação Brasileira dos Avicultores Integrados sobre o Mercado do Frango
DownloadApesar dos bons resultados nas exportações de carne de frango no primeiro bimestre deste ano, com fevereiro atingindo recorde em volume embarcado desde 1997, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o avicultor integrado ainda não vê suas margens de lucro engrossarem.
De acordo com o presidente da da Associação Brasileira dos Avicultores Integrados, Fernando Cézar Ribeiro, o produtor integrado é pago anteriormente pela integradora, e os bons resultados com o aumento nas vendas e preços pagos não está chegando nas mãos do avicultor.
"Em todo o Brasil, estamos discutando com as empresas, apresentando os custos de produção, para tentar equacionar isso. Em Brasília, por exemplo, o reajuste do preço pago ao produtor pela integradora vai ser menor do que o acumulado da inflação no último ano", disse.
De acordo com o presidente da entidade, como o avicultor já tem estruturas muito específicas, não consegue sair da atividade. "Há uma perspectiva muito boa para a avicultura brasileira, de crescimento, mas como investir em crescimento, em estrutura, se o que é pago mal cobre os custos de produção?", questiona.
Segundo Ribeiro, o avicultores integrados precisam se unir, se capacitarem e profissionalizarem para poderem negociar de forma mais justa os preços com as integradoras.
Para ele, a iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura (CNA)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de oferecer a capacitação, prevista no Cadec Brasil, é importante e deve ser aproveitada.
Nesta terça-feira (10), a CNA reuniu produtores rurais, pesquisadores e representantes de federações estaduais de agricultura e pecuária para discutir as ações para 2020 e pontuou a implantação de comissões para acompanhamento, desenvolvimento e conciliação da integração (Cadecs), por meio de fóruns estaduais.
O programa Cadec (comissão para acompanhamento, desenvolvimento e conciliação) Brasil da CNA é um conjunto de soluções para os produtores integrados de aves e suínos, que tem como principais objetivos a distribuição justa dos resultados da integração, diminuição da assimetria informacional que predomina no setor e equilíbrio de forças nas negociações entre produtores integrados e agroindústria.
1 comentário
Frango vivo sobe 1,52% no Paraná nesta sexta-feira (10)
Preços do suíno vivo encerram esta sexta-feira (10) em campo misto
Suínos/Cepea: relatório traz informações do desempenho do setor em dezembro
Ovos/Cepea: Cotações iniciam 2025 em baixa
Frango/Cepea: Boas vendas sustentam preços neste início de ano; exportação é recorde em 2024
Santa Catarina bate recorde na exportação de carnes em 2024
Alvaro Andrade Biollo Maringa - PR
Quem ganha sempre é a indústria, o produtor é refém desse esquema.