Chuvas voltam aos cafezais de Minas Gerais, mas as perdas de 30% na produtividade são irrecuperáveis
Ontem finalmente a chuva chegou na região de Boa Esperança, depois de grande estiagem. Para se ter ideia, a precipitação de dezembro e janeiro somou uma média de 300 milímetros, o que é menos da metade da média histórica. “Ontem a noite choveu 50 milímetros, foi a primeira chuva boa que aconteceu esse ano, aqui no sul de Minas. Mas isso é só um alento para nós, não serve para recuperar a plantação inteira. O que tá acontecendo agora é que, por causa do desequilíbrio climático, aconteceram diversas floradas muito desigualadas, o que resultou em frutos pequenos que estão caindo e secando”, conta Armando Matielli, presidente do Sindical.
A situação de seca e prejuízos para as lavouras é generalizada na região. A condição hídrica é o que mais tem preocupado os produtores de café, de acordo com Armando Matielli. “O cenário é crítico nesse momento. A represa de furnas já baixou 15 metros do seu nível, fazendo com que diversos municípios aqui do sul de Minas já decretaram estado de calamidade”.
2 comentários
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado
Confira a entrevista com Eduardo Vanin - Analista de Mercado
Armando Matielli Espírito Santo do Pinhal - SP
PREZADA CRIS, ISSO MESMO. JÁ ENVIEI E MAIL PARA O JOÃO BATISTA OLIVI PARA FAZER UMA ENQUETE NO, NOTÍCIAS AGRÍCILAS, SOBRE VISITAS(?) DO IBGE E CONAB AOS CAFEICULTORES.
DEPOIS FAREMOS UMA ENQUETE DOS EXPORTADORES QUE VIVEM CHUTANDO PREVISÕES EXTRATOSFÉRICAS SEM TIRAR A B..... DA CADEIRA COM O ÚNICO INTUITO DE ABAIXAR OS PREÇOS DO CAFÉ E COMPRAR BARATO. VEREMOS.Christina Ribeiro do Valle Guaranesia - MG
Somos produtores de CAFE há mais de 50 anos.A. Nossa família está na cafeicultura há 150 anos.
Nunca ouvi falar de um produtor que tenha sido consultado pela Conab,pelo Ibge ou pelo finado IBC sobre previsão de safra. Joao Batista ,será que o Noticias Agrícolas não poderia convocar os produtores para responder a uma enquete para sabermos qual e o tamanho real da safra,como foi feito no ano passado?So mesmo vocês para mostrar o descaso com que a cafeicultura e tratada. Com essa seca toda iremos ter outra vez grãos de cafe do tamanho de lentilha.