DA REDAÇÃO: Em São Félix do Araguaia (MT) não há conflito entre produtores e indígenas
Publicado em 23/11/2012 12:54
e atualizado em 23/11/2012 16:52
Repórter do Canal Rural está no Posto da Mata (alto Araguaia, MT), e mostra que ali não há conflito entre produtores e os índios xavantes. A desapropriação das terras das 7 mil pessoas que ali vivem é somente uma exigência dos burocratas da Funai.
Audiência Pública realizada ontem em São Félix do Araguaia (MT) reuniu mais de 1000 produtores na quinta-feira (22). Objetivo é achar uma alternativa para a determinação do Ministério Público com a FUNAI de que 7000 produtores deixem suas terras até o dia 5 de dezembro, que será ocupada por tribo de índios xavantes.
Segundo os relatos do repórter do Canal Rural, Sebastião Garcia, na região não há conflito entre os produtores e indígenas. A desapropriação das terras dos produtores seria uma exigência da fundação.
“A mobilização é muito pacífica tem muitos agricultores e índios também. O cacique afirma que os índios nem fazem tanta questão das terras”, disse o repórter. Caso mobilizou deputados e ontem foi anunciada a criação de uma Comissão Externa que irá buscar solucionar o impasse.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas
2 comentários

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso

Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas

Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família

Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca

Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado

Confira a entrevista com Eduardo Vanin - Analista de Mercado
Lourivaldo Verga Barra do Bugres - MT
A História do Brasil nos ensina que os padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, nos primórdios da colonização, fundaram no Planalto de Piratininga o Colégio de São Paulo,com afinalidade de catequizar os índios.Isso significa que as terras que hoje é a Grande São Paulo são terras indígenas. Por que será que ninguém reivindica a demarcação e desapropriação dessas terras?
Lino Gaspar Rocha Aguiar Rio Paranaíba - MG
No incio da colonozação do Brasil, os Jesuitas tendo como expoente Padre Anchieta, integraram o indio com as outras etnias recem chegadas. Temos na herança do povo brasileiro , a lingua Tupi Guarini, nossa culinaria, nosa cultura Cumprindo a terceira vocação humans " O relacinamento com os seus semelhantes". Hoje a vocação humana,prescritas nas tres religiões monoteistas. 1. Filho de Deus, 2. O Trabalho , 3. Relacionamento com os seus, são deliberadamente destruidas. Vivemos um periodo atual da humanidade, chamado a grande apostasia. E vai de mal a pior!