Molion prevê clima favorável para a safra 2021/22 no Brasil , mas destaca risco de veranicos em regiões da BA, MG, TO e GO
Podcast
Entrevista com Luiz Carlos Molion - Climatologista sobre o Clima
Nesta sexta-feira (20), o climatologista Luiz Carlos Morion concedeu entrevista ao Notícias Agrícolas e apresentou diversos detalhes sobre as condições climáticas que vão influenciar as chuvas no Brasil, tanto para a safra 2021/2022 quanto para os próximos anos.
O primeiro ponto observado foi a condição de temperatura nos Oceanos. A região do Pacífico onde se formam os fenômenos El Niño e La Niña está em condição de neutralidade. O ponto mais animador para a chegada das chuvas é alta temperatura nas águas do Oceano Atlântico, entre o Nordeste brasileiro e África, de onde os ventos trazem umidade ao território nacional. Dessa maneira, as condições estão favoráveis para a safra 2021/2022.
Porém, durante os próximos 10 a 15 anos, o deslocamento de massas de ar polares deve afetar a média de chuva no Brasil. De acordo com o climatologista, o planeta passa por períodos de 30 anos sob influência, ou não, de um movimento de massas de ar frio, originárias do Hemisfério Norte.
A situação atual teve início em 2006 e deve permanecer assim até 2035. Nesses anos, durante o inverno do hemisfério Norte, Mato Grosso, oeste de São Paulo, Paraná, norte de Minas, sul do Rio Grande do Sul e oeste da Bahia passam por períodos de veranico mais frequentes, com chuvas abaixo da média.
Volume de chuva pode ficar abaixo do esperado em alguns estados; em outros, a preocupação fico por conta do excesso
Outra forma para prever o volume de chuva esperado usada pela climatologista foi a comparação com o final de 2006 e início de 2007, em que as condições eram muito semelhantes às atuais. Portanto, deve chover abaixo da média em diversos estados do Nordeste, Goiás e Tocantins, além de parte de Minas Gerais e Mato Grosso. Em outros locais, como Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, a preocupação fica quanto a quantidade excessiva.
Por mais que em algumas regiões o volume de chuva fique acima da média, a alta frequência de temporais também pode ser prejudicial para as lavouras. Conforme disse Molion, as camadas superiores da atmosfera estão com temperaturas mais frias do que o normal. Assim, as nuvens se desenvolvem mais e produzem pancadas superiores a 50mm, rajadas de vento que podem chegar a 100km/h, trovoadas, tempestades e, em alguns casos, granizo.
Técnicas para reter água no solo são essenciais para enfrentar períodos de seca
Molion também destacou que, mesmo com chuvas dentro da regularidade, a planta pode não se desenvolver da maneira ideal, caso não consiga aproveitar os nutrientes do solo. Da mesma forma, a lavoura pode resistir ao período de seca, desde que a água seja bem aproveitada.
Por isso, é necessário aproveitar a água do período chuvoso, para que a plantação suporte a seca. As técnicas indicadas pelo climatologista são: implantação de obstáculos para evitar declives, aumentar o teor de matéria orgânica no solo e fazer com que o sistema radicular da planta se desenvolva.
2 comentários
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Carlos Henrique Castro Alves Campo Florido - MG
Fiz vários análises tentando descobrir o porque as águas nós planeta reduz, cheguei a conclusão que vem da queima do petróleo onde queimamos o oxigênio do ar mais petróleo e liberamos gás carbônico, o oxigênio não baixa o teor no ar por que enquanto tivermos água no planeta segundo a medicina está é responsável por manter o nível equilibrado no ar?
Venho estudando isto a vários anos mas só consigo ver que é possível de ser verdade mas não consigo alguém com interesse de estudar mais.O gás carbônico é o gás da vida. Quanto mais disponível, mais abundante será o reino vegetal. Reveja todo o teu estudo pois está indo em um caminho completamente furado.
Sr. CARLOS HENRIQUE CASTRO ALVES, já que você estudou, deve ter visto sobre o "Grande Evento da Oxigenação" (GEO). Que teria ocorrido entre o era 2,4 a 2,1 bilhões de anos. Sim porque a Terra possui erca de 4,5 bilhões de anos. Ah! Segundo consta essa oxidação levou a extinção de quase todos os seres vivos do planeta e, muitos a classificam como a maior catástrofe da biosfera do planeta terra. ... Então o oxigênio em excesso é mais letal do que pensa os "militantes ecológicos".... Vai lá & pesquise !!!
o gás carbônico é uma das bases da alimentação vegetal, um nutriente assim como água, fosforo e outros, também um veneno mortal aos animais em caso de excesso.
No planeta precisamos de um equilíbrio entre todos os elementos, quando um destes sai fora da quantidade adequada, causa uma serie de consequência.
Na natureza existe um ciclo onde se produz hoje e destrói daqui a algum tempo reconstruindo o produto anterior, levando a famosa frase na natureza nada se cria tudo se transforma, o que estamos fazendo com o petróleo é consumindo oxigênio e ate o momento não estamos devolvendo este oxigênio ao ciclo e sim a um aumento crescente no nível de gás carbônico na atmosfera.
O que precisamos é descobrir se o petróleo atualmente explorado esta sendo recomposto de alguma forma, durante todo o tempo que estudei e ainda busco informações sobre o assunto tudo leva a crer que o petróleo é finito e não é produzido.
Sr. CARLOS HENRIQUE CASTRO ALVES, por favor ... LEIA COM ATENÇÃO: ... Sabe como o petróleo é chamado na linguagem cientifica ? ... HIDROCARBONETO ... VEJA que o "CARBO" significa CARBONO... O átomo de CARBONO está presente no gás (CO²) e EM TODOS OS COMPOSTOS ORGÂNICOS DA NATUREZA ... No vegetais ele é que forma os carboidratos das batatas, milho, trigo. As proteínas. também, tem sua estrutura formadas pelo CARBONO, tanto as proteínas vegetais, quanto as animais. As lenhas, onde a celulose é maioria, também, é formada por CARBONO. As palhas, sim, são estruturadas por CARBONO. Então veja, ...O CARBONO presente no gás carbônico ele, no processo da fotossintese dos microrganismos e dos vegetais é retirado do ar e, fica "retido" nessas novas estruturas que fazem parte do ciclo natural. ... ATENÇÃO ... O PLANETA TERRA TE 3/4 DA SUA ÁREA EM OCEÂNOS ... É NOS OCEANOS QUE A MAIOR PARTE DO GÁS CARBÔNICO É "PRESO" PELOS ORGANISMOS MARINHOS QUE FAZEM FOTOSSINTESE. ... ... Não subestime a NATUREZA ... A TERRA ESTÁ AQUI HÁ 4,5 BILHÕES DE ANOS & VAI CONTINUAR POR MAIS UM BOM TEMPO...
O dado concreto é que o gás carbônico é crescente na atmosfera segundo diversas pesquisas, concordo que a natureza e interessante e por isto que trabalho com plantas o tempo todo e pretendo continuar.
Mas o precisamos é fazer um balanço de CO² emitido e capturado para que possa dar corda a tese do aquecimento global ou acabar com assunto pelo menos dentre as pessoas técnicas, visto que para os apaixonados não existe ciência, mesmo que prove ou comprove vão continuar falando a mesma coisa.
Recentemente até vi que lavouras acumulam carbono continuamente visto que a matéria orgânica não se decompõe totalmente, um ponto favorável aos agricultores e claro ao planeta, estão tentando identificar a porcentagem correta.
Pedro A Philippsen nova santa rosa - PR
Porque houve interferência na fala do Molion. Era para atrapalhar mesmo. Deixa o cara falar.