Semana seca em toda metade Sul do país, com baixas temperaturas provocando geadas fracas no RS, SC e PR
Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as previsões para essa semana indicam a permanência das temperaturas mais baixas em todo centro-sul do Brasil, com retorno das chuvas apenas no final de semana.
"O frio já vem desde o final de semana com geada na região sul, com geadas fracas em alguns pontos altos do sudeste de Minas e o frio continua nesta terça e quarta-feira", comenta Assis. A previsão é de geada nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de atingir também algumas áreas do Paraná.
Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias:
Fonte: Inmet
Já em relação a previsão de chuva, o meteorologista afirma que a formação de um novo sistema no sul do Brasil deve chegar na sexta-feira (18), favorecendo a formação de nuvens mais carregadas na área. A tendência é que o sistema ganhe intensidade e avance para as demais áreas do estado, Santa Catarina e no Paraná ainda no dia 19, com precipitação entre 20mm e 40mm.
O modelo de previsão estendida, divulgado nesta segunda-feira (14) pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) também indicam condição de chuva apenas nessa área nos próximos sete dias. Já a partir do dia 22, o modelo prevê chuvas entre 50mm e 90mm em toda a região Sul do Brasil.
Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias:
Fonte: Inmet
Veja a previsão completa no vídeo acima
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil