Próximos 10 dias de muita chuva na metade Norte do país e estiagem no oeste da região Sul, alerta Inmet
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre o Previsão do Tempo
DownloadAs previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para os próximos 10 dias, são de muita chuva na metade Norte do Brasil, enquanto a faixa oeste da região Sul tem previsão de estiagem.
De acordo com Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, anteriormente os modelos indicavam a possibilidade de uma janela de colheita para o produtor na metade norte do Brasil, mas as atualizações desta segunda-feira (8) mostraram, um cenário diferente para os próximos dias. Neste início de semana, o modelo Cosmo do Inmet sinaliza chuvas significativas no Mato Grosso, pontos de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.
Em relação os volumes, o modelo Cosmo indica que as maiores precipitações são previstas para o Mato Grosso nesta segunda-feira (8), com acumulados entre 20mm e 30mm na região norte do estado, podendo ter pontos de chuvas isoladas com precipitação de até 60mm.Ainda no Centro-Oeste, o modelo também mantém a umidade no Mato Grosso do Sul e em Goiás.
A partir de terça-feira (9), a previsão mostra volumes ainda mais significativos para a parte norte do país. "Mesmo a chuva dando uma diminuída na precipitação, no outro dia volta a chover e não tem aparecimento do sol. Você vê que a chuva fica estacionária, não muda o padrão, não muda sistema nenhum", comenta Assis.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
A atualização do modelo GFS, divulgada nesta segunda-feira (8), também mantém a condição de chuvas para o Brasil Central nos próximos sete dias.
No período entre 8 e 16 de março, o NOAA prevê precipitação entre 70mm e 90mm para o Centro-Oeste, com exceção do Mato Grosso do Sul que deve permanecer com tempo estável no período. As mesmas condições são previstas para o Matopiba, enquanto o Sudeste pode ter precipitação de até 100mm no período.
Já no período entre 16 e 26 de março, o NOAA prevê chuvas mais intensas no Centro-Oeste, com precipitação acima dos 100mm. Mantém ainda a projeção de chuvas para o Sudeste e indica o retorno da umidade para o sul do Brasil, com precipitação entre 35mm e 40mm.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Últimos cinco dias
Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes foram registrados no Paraná, conforme indicavam as previsões.
Choveu em todo o estado, com precipitação entre 80mm e 100mm, sendo os maiores volumes registrados na região oeste do estado. Ainda na região Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram chuvas entre 30mm e 40mm no período.
No Centro-Oeste, os maiores volumes foram registrados no norte do Mato Grosso, com precipitação entre 40mm e 80mm. Mato Grosso do Sul e Goiás registraram chuvas entre 30mm e 40mm.
No Matopiba, o Maranhão recebeu os maiores volumes, com chuvas entre 40mm e 50mm no centro-norte do estado. Tocantins e Piauí registrou chuvas entre 20mm e 30mm, enquanto o oeste da Bahia manteve o tempo estável.
Já na região Sudeste, os maiores volumes de chuva foram registrados no centro-sul de São Paulo, entre 20mm e 40mm. Minas Gerais, Rio de Janeiro e centro-sul do Espírito Santo registraram chuvas entre 20mm e 30mm no período.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil