Chuvas se espalham por todo o centro-norte do País; e veja a previsão de 7 dias no programa Cosmo

Publicado em 16/02/2021 16:00

Tornados e onda de frio nos EUA matam sete pessoas e interrompem vacinações

NOVA YORK (Reuters) - Tornados com vítimas fatais no sudeste dos Estados Unidos e o frio histórico abaixo de zero em Estados do sul como o Texas foram responsáveis nesta terça-feira por sete mortes e por grandes cortes de fornecimento de energia que cancelaram a vacinação contra a Covid-19 e ameaçam interromper o fornecimento de vacinas.

O clima seguirá assim em muitas partes dos Estados Unidos desta terça até a próxima sexta-feira, com até 10 centímetros de neve e chuva congelante aguardados em Estados do sul até o nordeste dos EUA, disseram os meteorologistas.

Uma massa de ar do Ártico que desceu sobre grande parte do país empurrou as temperaturas para mínimas históricas nesta terça-feira, segundo a meteorologista Lara Pagano, do Centro de Previsão do Tempo do Serviço Meteorológico Nacional em College Park, Maryland.

Em Lincoln, Nebraska, foi medido -35 graus Celsius nesta terça-feira, quebrando o recorde anteriormente estabelecido em 1978, de -27 graus Celsius.

Enfrentando a falta de energia, autoridades fecharam locais de vacinação e corriam para usar 8.400 vacinas que exigem refrigeração abaixo de zero antes de estragarem após um gerador ter falhado, disse a juíza do condado de Harris Lina Hidalgo.

No sudeste, um sistema de baixa pressão criou combustível para tempestades que provocaram ao menos quatro tornados, disse o meteorologista Jeremy Grams, do serviço climático do Centro de Previsão de Tempestades em Norman, Oklahoma.

Onda de frio fecha canal de Houston e aumenta blecautes na região

LOGO REUTERS

(Reuters) - A onda de frio e o tempo gelado seguem causando estragos no setor de energia dos Estados Unidos, interrompendo as operações no canal de Houston, enquanto várias das maiores refinarias de petróleo permaneceram fechadas no maior Estado produtor de petróleo do país.

No geral, cerca de 5,3 milhões de clientes ficaram sem energia na maioria dos Estados, incluindo Texas e Nova York, com cerca de 4,3 milhões de pessoas somente no Texas, de acordo com as empresas de energia locais.

O clima, que não costuma ser tão frio nos Estados do sul dos EUA, eliminou mais de 3 milhões de barris de capacidade diária de refinamento no Golfo dos EUA, de acordo com cálculos da Reuters, e analistas da indústria dizem que a produção de petróleo pode ser afetada por dias ou semanas.

A onda de frio levou os preços do petróleo a máximas de quase 13 meses.

O canal de Houston é crucial para as exportações de petróleo e combustíveis dos EUA, bem como para embarques de grãos e outros produtos.

 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário