HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas regulares no Matopiba só na segunda quinzena de dezembro; no Sul as chuvas voltam de forma irregular ainda nesta semana

Publicado em 07/12/2020 12:12 e atualizado em 07/12/2020 14:17
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Faixa Central do país tem bons volumes previstos para esta semana

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana será marcada por boas condições de chuvas na faixa central do Brasil. Já na região do Matopiba, Francsico de Assis Diniz - meteorologista do Inmet, destaca que que não há previsão de chuvas volumosas para essa área nos próximos dias. "O vórtice está dentro do continente e evita do sistema subir mais um pouco para o norte", comenta. 

Falando em volumes, nas próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet sinaliza as chuvas mais expressivas para o centro-sul de Minas Gerais, sul de Goiás e no Mato Grosso. O modelo prevê acumulado entre 20 e 40 mm na área, além de chuvas entre 20 e 60 mm no Rio de Janeiro. O modelo mostra ainda áreas de instabilidade para o norte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Os modelos indicam a permanência de instabilidade em todo o Brasil Central nos próximos.

Para a região sul do país, que recebeu bons volumes na última semana - com até 80 mm em algumas áreas, a  tendência para os próximos dias é do retorno das  precipitações nesta semana, porém de forma irregular nos três estados. "Algumas áreas no leste e sul do Mato Grosso do Sul devem ocorrer algumas chuvas isoladas até significativas", explica Francisco na previsão para esta segunda-feira (7). 

Francisco destaca ainda que uma frente está se aproximando da Argentina, sistema que deve fazer a voltar chover na região no final desta semana. "Ela vai causar chuva principalmente no Rio Grande do Sul", diz. Afirma ainda que a tendência é que esse sistema passe bem rápido pela região, mas que no domingo um novo sistema deve favorecer a instabilidade na área. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

 

93 horas - Inmet - 0712
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta segunda-feira (7), pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também sinaliza uma semana de chuvas volumosas para Minas Gerais e o retorno da umidade no Centro-Oeste do Brasil.

No período entre 7 e 15 de dezembro, a tendência é de acumulados de até 100 mm para Minas Gerais e precipitação entre 50 e 100 mm no Centro-Oeste. Já na parte sul do Brasil, o modelo segue indicando condição de chuva para essa semana, com precipitação entre 25 e 35 mm em toda área. 

No período entre 15 e 23 de dezembro, o NOAA mantém a previsão de chuvas para Minas Gerais - com previsão de acumulado de 100 mm. O modelo prevê ainda a continuação das chuvas no Centro-Oeste e avanço da umidade para o Matopiba, com precipitação entre 50 e 60 mm. Já na parte sul do Brasil, o NOAA sinaliza para um corte nas chuvas no extremo sul do Rio Grande do Sul, enquanto as demais áreas do estado, além de Santa Catarina e Paraná podem receber chuvas entre 50 e 60 mm. 

Veja o mapa de previsão de precipitação estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 0712
Fonte: NOAA 

Leia Mais:

+ Inmet: Semana começa com retorno de chuvas mais expressivas no Brasil Central

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário