Chuvas regulares no Matopiba só na segunda quinzena de dezembro; no Sul as chuvas voltam de forma irregular ainda nesta semana
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo
DownloadDe acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana será marcada por boas condições de chuvas na faixa central do Brasil. Já na região do Matopiba, Francsico de Assis Diniz - meteorologista do Inmet, destaca que que não há previsão de chuvas volumosas para essa área nos próximos dias. "O vórtice está dentro do continente e evita do sistema subir mais um pouco para o norte", comenta.
Falando em volumes, nas próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet sinaliza as chuvas mais expressivas para o centro-sul de Minas Gerais, sul de Goiás e no Mato Grosso. O modelo prevê acumulado entre 20 e 40 mm na área, além de chuvas entre 20 e 60 mm no Rio de Janeiro. O modelo mostra ainda áreas de instabilidade para o norte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Os modelos indicam a permanência de instabilidade em todo o Brasil Central nos próximos.
Para a região sul do país, que recebeu bons volumes na última semana - com até 80 mm em algumas áreas, a tendência para os próximos dias é do retorno das precipitações nesta semana, porém de forma irregular nos três estados. "Algumas áreas no leste e sul do Mato Grosso do Sul devem ocorrer algumas chuvas isoladas até significativas", explica Francisco na previsão para esta segunda-feira (7).
Francisco destaca ainda que uma frente está se aproximando da Argentina, sistema que deve fazer a voltar chover na região no final desta semana. "Ela vai causar chuva principalmente no Rio Grande do Sul", diz. Afirma ainda que a tendência é que esse sistema passe bem rápido pela região, mas que no domingo um novo sistema deve favorecer a instabilidade na área.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
A atualização do modelo GFS, divulgada nesta segunda-feira (7), pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também sinaliza uma semana de chuvas volumosas para Minas Gerais e o retorno da umidade no Centro-Oeste do Brasil.
No período entre 7 e 15 de dezembro, a tendência é de acumulados de até 100 mm para Minas Gerais e precipitação entre 50 e 100 mm no Centro-Oeste. Já na parte sul do Brasil, o modelo segue indicando condição de chuva para essa semana, com precipitação entre 25 e 35 mm em toda área.
No período entre 15 e 23 de dezembro, o NOAA mantém a previsão de chuvas para Minas Gerais - com previsão de acumulado de 100 mm. O modelo prevê ainda a continuação das chuvas no Centro-Oeste e avanço da umidade para o Matopiba, com precipitação entre 50 e 60 mm. Já na parte sul do Brasil, o NOAA sinaliza para um corte nas chuvas no extremo sul do Rio Grande do Sul, enquanto as demais áreas do estado, além de Santa Catarina e Paraná podem receber chuvas entre 50 e 60 mm.
Veja o mapa de previsão de precipitação estendida para todo o Brasil:
Fonte: NOAA
Leia Mais:
+ Inmet: Semana começa com retorno de chuvas mais expressivas no Brasil Central
0 comentário
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (01) para todo o Brasil
Inmet: Novembro será marcado por recuperação da umidade no solo nas regiões Centro-Oeste e Sudeste
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (31) para todo o Brasil
Novembro começa com boas chuvas previstas para a faixa central do Brasil como MT, GO, SP e MG
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (30) para todo o Brasil
Inmet mostra fortes chuvas previstas entre o sul de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo