Inmet: Chuvas retornam na próxima semana para o Centro-Sul; RS continua em alerta com volumes baixos

Publicado em 06/11/2020 12:13 e atualizado em 07/11/2020 18:53
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

De acordo com Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, a tendência é que as chuvas retornem para as áreas centrais do país a partir do início da semana. Os modelos indicam um final de semana ainda com tempo estável e temperaturas elevadas, mas na segunda-feira (9) um sistema chegando no Paraguai deve mudar as condições do tempo no Brasil. 

De acordo com o modelo Cosmo, o centro-norte do Tocantins pode ter chuvas entre 20 e 40 mm. Os mesmos volumes são esperados para o sul do Maranhão e extremo sul do Piauí. Também são esperadas chuvas para o oeste da Bahia, com precipitação entre 20 e 30 mm. 

O modelo Cosmo sinaliza que as chuvas devem voltar acontecer em todo o Centro, Sudeste e também em áreas da região Sul. As atenções, no entanto, seguem voltadas para as condições do Rio Grande do Sul que continuam com a previsão de baixos volumes, mostrando assim já um corte das chuvas para a parte mais baixa do país, consequência do fenômeno La Niña.

Veja a previsão completa no vídeo acima

Retorno de chuvas no Centro-Sul e Brasil-Central a partir de segunda-feira, dia 9

LOGO nalogo

O final de semana permanece com tempo seco para boa parte do país. Mantendo as condições dos últimos dias com chuvas apenas para o Norte e Nordeste, as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sinalizam o retorno das chuvas para o Centro-Sul do Brasil a partir de segunda-feira, dia 9.

Uma intensa massa de ar seco continua em atuação em todo o Centro-Sul, enquanto chuvas mais expressivas são registradas nas regiões Norte e Nordeste. Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, áreas do Norte e Nordeste receberam chuvas acima de 30 mm nos últimos dias. A Bahia recebeu os maiores volumes, com precipitação de até 200 mm na região central do estado. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 3 dias: 

Últimos 3 dias - Inmet
Fonte: Inmet 

O Inmet segue indicando chuvas volumosas em áreas do Matopiba ainda neste domingo. De acordo com o modelo, o centro-norte do Tocantins pode ter chuvas entre 20 e 40 mm. Os mesmos volumes são esperados para o sul do Maranhão e extremo sul do Piauí. Também são esperadas chuvas para o oeste da Bahia, com precipitação entre 20 e 30 mm. 

"Atenção para chuva moderada a forte, com raios e com rajadas de vento por vezes fortes no centro-norte do Amazonas, em Roraima, no centro-leste e sul do Amapá, no norte do Pará, no centro-norte do Maranhão, na faixa central do Piauí, no centro-leste da Bahia e norte de Minas Gerais", destacou a Climatempo. 

Ainda de acordo com a Climatempo, chuvas pontuais podem acontecer  a partir da tarde desta sexta-feira (6) sobre o norte de Mato Grosso, o norte de Goiás e o Distrito Federal. "Dia nublado e com risco de chuva forte no centro-oeste da Bahia, no sul do Piauí e do Maranhão, em Palmas e no centro-leste e norte do Tocantins, no centro-leste do Pará e na região de Santarém", complementa a previsão. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

93 horas - Inmet - 0611
Fonte: Inmet 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário