Duas massas de ar frio derrubam as temperaturas no Sul e parte do Sudeste, mas não rompem bloqueio atmosférico da região central

Publicado em 14/09/2020 12:58 e atualizado em 14/09/2020 16:31
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Chuvas esperadas para o final do mês se espalham e atingem outras regiões do país, mas volume reduz significativamente e pode prejudicar início de plantio no PR

 

Podcast

Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que duas massas de ar frio devem derrubar as temperaturas em áreas do sul e Sudeste do Brasil nos próximos dias. Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, destaca que os modelos também começam a indicar uma mudança nos padrões. Além disso, o meteorologista destaca que um ciclone bomba em formação pode atingir a Costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet indica condições de chuvas para o sul do Brasil. Em relação aos volumes para os próximos dias, o modelo Cosmo do Inmet, sinaliza chuvas para o Rio Grande do Sul para as próximas 24 horas, com até 20 mm de precipitação. Santa Catarina também tem previsão de chuvas pontuais, porém com volumes baixos. 

Para os próximos dias, na quarta-feira (16), um novo sistema deve entrar pelo oeste do RS, voltando as condições de chuvas mais expressivas para o estado. A tendência é que o sistema tenha força para atingir também as demais áreas do estado, com precipitação entre 20 e 40 mm. 

>>> NOAA mostra retorno da umidade para Centro-Oeste e Sudeste, mas ainda de forma pontual

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

93 horas - Inmet - 1409
Fonte: Inmet 

 

O meteorologista destaca que as temperaturas máximas devem registrar um declínio nos próximos dias, devido a entrada de uma massa de ar frio. A circulação da massa deve chegar também para áreas do Sudeste. Segundo Mamades, a temperatura deve registrar queda entre 4 e 6 graus, sobretudo na área leste de São Paulo.

A tendência é que a massa de ar frio passe de maneira muito rápida pelo país. As previsões indica ainda que a queda na temperatura no Rio Grande do Sul pode favorecer, inclusive, as condições de geadas pontuais para o estado. O meteorologista destaca ainda que o sistema não deve ter força para romper o bloqueio atmosférico e as condições de tempo seco deve permanecer no Brasil Central. 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário