Setembro terá chuvas bem abaixo da média, adverte o Agroclima. Safra deverá atrasar
Clima exige cautela no início do plantio da safra verão, adverte o Agroclima
Com a finalização da colheita do milho safrinha e do algodão, muitos produtores já estão de olho na janela ideal para o plantio da safra verão 2020/2021, "mas as incertezas em relação ao clima devem ter a atenção do produtor", adverte João Castro, dr. em agronomia e meteorologista do Agroclima, serviço agrícola da Climatempo. (ver entrevista acima).
Este destaque vale para os produtores da região Sul do Brasil, especialmente para os agricultores do Rio Grande do Sul que já tem a liberação do Zoneamento para o plantio do milho.
As previsões indicam um setembro com chuvas abaixo da média em boa parte da região Sul, com destaque para o estado do Paraná que -- em quase na sua totalidade territorial -- deve receber chuvas abaixo da média histórica para o mês. São esperados volumes de chuva de até 50 mm acumulados, o que representa um desvio médio de 100 mm no mês.
A expectativa sobre a confirmação da La Niña ou da condição de neutralidade exige cautela dos produtores e cuidados são necessários em relação à escolha da melhor data de plantio.
No Rio Grande do Sul, produtores da Região Central e Norte devem receber chuvas consideradas próximas da normalidade em setembro, com acumulados na faixa dos 150 mm, enquanto na Serra Gaúcha e Catarinense são esperados 200 mm.
A preocupação fica com a Região da Campanha Gaúcha que deve receber volumes muito baixos, marcando um mês de setembro bastante seco, não passando de 50 mm acumulados.
Chuvas no centro-oeste somente a partir de 20 de outubro
Por outro lado, os produtores do Sudeste e Centro-Oeste que costumam realizar o plantio logo na primeira quinzena de outubro também devem ficar atentos. As previsões indicam que chuvas consistentes devem passar a ocorrer somente a partir do dia 20 de outubro, especialmente no Mato Grosso, marcando um outubro com chuvas irregulares.
De maneira geral o estado do Mato Grosso deve receber volumes interessantes de chuva, que possibilitarão que o plantio seja realizado ainda em outubro, mas chama a atenção os baixos volumes em algumas regiões como nas divisas com Goiás e Mato Grosso do Sul, onde os acumulados de setembro ficarão na casa dos 50 mm apenas.
Em Goiás, condição apropriada para o plantio somente no Sudoeste Goiano. Produtores da região de Jataí e Rio Verde contarão com bons volumes de chuva em outubro, que podem chegar até 150 mm de forma muito localizada.
O mesmo padrão é esperado para a região dos Chapadões no Mato Grosso do Sul, e também para a região de Ponta Porã. Mais ao sul, na região de Naviraí, a chuva acumulada pode passar dos 200 mm, mas de forma muito pontual.
As áreas em branco nas telas significam "zero de precipitação" em setembro
N atela abaixo, exemplo das anomalias para a região de Maringá (a 1a. coluna são as chuvas esperadas, a 2a. corresponde às médias anuais, enquanto a 3a. foram as chuvas registradas ano passado.
Portanto, o clima exige muita cautela no início do plantio da safra verão. (João Castro/Agroclima).
1 comentário
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (26) para todo o Brasil
Chuva volta a se concentrar no Centro-Sul do Brasil nos próximos 10 dias
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (26) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Luzimar Nogueira
Gostaria de ver a previsao de tempo para Setembro aqui pro Vale do Araguia-MT, Água Boa e região.