Estados do Sul e MS devem passar por mais um período de estiagem com retorno das chuvas só no mês de maio
Podcast
Previsão do Tempo - Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Download
Produtores do Paraná já começam a sentir a irregularidade das chuvas no estado, prevendo problemas com o milho safrinha na região. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologi (Inmet), as previsões começam a indicar mais um período de estiagem para toda a região sul do país.
Após os primeiros episódios de geadas registradas no Paraná, a massa de ar frio deve permanecer na região, evitando que sistemas que favorecem condições cheguem na região. Ainda de acordo com Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, a estiagem de pelo 10 dias devem atingir também o Mato Grosso do Sul e São Paulo.
As previsões da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) apontam pelo menos mais 10 dias sem chuvas para todo o sul do país. De acordo com os modelos no período entre 17 e 25 de abril, os volumes continuarão expressivos apenas no Norte do país.
Já no período entre 25 de abril e 3 de maio, os modelos começam apontar o retorno das chuvas em todo o Sul do país. Os volumes, segundo as indicações devem ficar entre 40 e 50 milímetros de precipitação nos três estado. No extremo sul do Rio Grande do Sul a situação é ainda mais crítica, e os volumes tendem a serem mais baixos.
Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil:
Final de semana
As imagens de satélite do Inmet mostravam o sistema frontal dando condições de chuvas para o Matopiba. os modelos apontam chuvas de mais de 50 milímetros em algumas áreas. Apenas o oeste da Bahia deve continuar registrando chuvas em baixos volumes nos próximos dias.
De acordo com o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante as próximas 24 horas a tendência é de chuva nos quatro estados, mas apenas o norte do Tocantins e todo o Maranhão devem registrar acumulados expressivos, entre 20 e 40 milímetros de precipitação.
A partir de sábado a condição de chuva deve avançar para o Piauí, onde poderão ser registrados os maiores acumulados. Segundo os mapas, no Centro-Leste do estado as chuvas tendem a ficar entre 60 e 70 milímetros de precipitação. A condição deve permanecer assim até domingo (19).
Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Últimos cinco dias
Os mapas do Inmet mostram que nos últimos cinco dias a região sul do país quase não recebeu chuvas expressivas. Segundo os dados, apenas no extremo norte do Rio Grande do Sul foram registradas chuvas entre 20 e 30 milímetros, as mesmas condições foram registradas em Santa Catarina e Paraná, porém com chuvas que atingiram quase que 100% os dois os estado.
Neste período, confirmado as previsões, choveu de maneira mais significativa em áreas do Matopiba. No norte do Tocantins foram registrados até 150 mm de precipitação. No demais estados as chuvas ficaram entre 100 e 125 mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos cinco dias:
Fonte: Inmet
0 comentário
Chuva volta a se concentrar no Centro-Sul do Brasil nos próximos 10 dias
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (26) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias