Boas chuvas , porém rápidas, estão previstas para o PR e MS que vinham sofrendo com estiagem no milho

Publicado em 13/04/2020 14:12 e atualizado em 13/04/2020 17:09
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Temperaturas voltam a cair de 8 a 10 graus nessa semana no Sul e parte do Sudeste, mas sem risco de geadas

 

 

Podcast

Previsão do Tempo - Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Download

 

 

LOGO nalogo


As previsões neste início de semana apontam a chegada de uma nova chuva para áreas do sul do país nesta semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais uma vez as chuvas passam de maneira muito rápida pelo sul do Brasil, levando chuvas principalmente para Paraná e Mato Grosso do Sul, porém no Rio Grande do Sul a situação ainda é complicada e de chuvas irregulares. 

"Essa chuva realmente já chega a partir de hoje a noite (13/04) para amanhã. É uma chuva considerada relativamente boa, porém é uma chuva rápida mais uma vez. Ela vai pegar com melhor distribuição a parte norte e central do Rio Grande do Sul", destaca Francisco de Assis Diniz -  Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet. 

 
Já na parte norte do país, o cenário é completamente diferente e chuvas significativas atingem áreas do Matopiba. De acordo com o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas próximas 24 horas deve chover em todo o estado do Maranhão, de maneira volumosa e com precipitação entre 20 e 30 milímetros em todo o estado. No Piauí, os volumes podem ser ainda mais expressivo no oeste do estado, com até 50 milímetros de precipitação. 

Já no Tocantins os volumes para esta segunda-feira (13) são mais baixos, em comparação com os demais estado. Chove em todo estado, mas com acumulados de até 20 mm. De acordo com o Francisco, após as chuvas desta semana todo o Matopiba poderá passar por um período de estiagem de pelo menos 10 dias. 

As imagens de satélite do Inmet desta segunda, por volta das 11h (horário de Brasília), mostravam chuvas na Bahia, com sistema frontal em atuação na região, favorecendo assim o aumento de precipitação em todo o Matopiba. No Sul do país, as imagens também já indicavam a formação da nova frente fria entre a Argentina e o Uruguai, que deverá levar chuvas para essa região.

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias em todo o Brasil: 

Últimos cinco dias - Inmet 13/04
Fonte: Inmet 


 
 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário