Frente fria avança no final da semana sobre o Sul e chuvas retornam ao BR central; massa de ar frio derruba temperaturas
Podcast
Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo
DownloadPara esta semana, as condições climáticas indicam uma frente fria avançando pela a região sudeste e chegando até a faixa central do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) acredita que após a passagem da frente fria pode formar uma massa de ar fria muito intensa.
De acordo com o Meteorologista do INMET, Mamedes Luiz Melo, as previsões climáticas da última sexta-feira (29) se confirmaram e alguns estados do nordeste de País receberam chuvas volumosas. “Além do nordeste, o oeste do Amazônia teve incidência de precipitações durante o final de semana. Nós também comentamos que as chuvas reduziriam consideravelmente no centro-sul do Brasil”, afirma.
Os modelos climáticos mostram que nos últimos três dias o estado do Pará recebeu um volume de precipitação acima da média. “Para o meio desta semana, os mapas indicam novamente chuvas volumosas para o estado do Pará e pode comprometer a logística do escoamento dos grãos que saem do centro-oeste”, comenta.
Para o próximo dia 06 de Abril, os modelos climáticos apontam uma frente fria para o estado de São Paulo. “Mesmo que o modelo cosmo não traga tantas chuvas, podemos afirmar com toda a certeza a pré-frontal vai começar a espalhar essa precipitação pela a região do Centro-Oeste e associado com a zona de convergência vai induzir as chuvas mais intensas para o lado do Mato Grosso”, destaca.
0 comentário

Mato Grosso do Sul em alerta para precipitações volumosas; atenção também para Pará, Amapá e Maranhão

Chuva deve persistir sobre São Paulo na sexta-feira (25) e avançar para mais estados

Sistema de instabilidade avança e deixa o centro e sul do país em alerta para fortes chuvas

Mato Grosso do Sul e Paraná têm previsão de chuvas intensas entre quinta (24) e sexta-feira (25)

Principais regiões agrícolas da Argentina terão clima seco nos próximos sete dias

Instabilidade com previsão de precipitações volumosas para MS, PR e SP