Veranico vai afetar Brasil Central e Matopiba em dezembro/janeiro
O Notícias Agrícolas conversou com Francisco de Assis Diniz, diretor do Instituto Nacional de Meterologia (INMET), que destacou a entrada de um veranico entre dezembro e janeiro em algumas partes do Brasil.
O Centro-Oeste, que recebe bons volumes neste momento, deve ver suas chuvas cortarem em 50 dias com a mudança dos padrões atmosféricos. Assim, o centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Tocantins, centro-norte de Goiás, sul do Piauí e sul do Maranhão devem ser as áreas mais atingidas por esse veranico.
Para o mês de janeiro, o Inmet já visualiza a possibilidade de 30 dias sem chuvas, padrão que deve durar até fevereiro. Esse também é um efeito do El Niño, que deve ficar mais ativo agora no fim do ano até o mês de janeiro.
Já para o Sul do Brasil, especialmente para o Paraná, as condições de chuva devem voltar a paritr da próxima semana, persistindo e prevalecendo. O que os produtores devem ficar de olho é na resistência da soja diante desse excesso.
Entretanto, nas áreas que sofreram com o veranico, o que irá definir é a reserva hídrica, já que estas já receberam bons volumes anteriormente. Há de ser acompanhada, ainda, a questão das temperaturas.
Em um momento de transição de Governo, o Inmet deseja que os seus projetos tenham continuidade e apoio do novo Ministério da Agricultura, especialmente no que diz respeito ao projeto de um supercomputador.
Mapa de precipitação acumulada de 11 de dezembro até 18 de dezembro - Fonte: Tropical Tidbits
Mapa de precipitação acumulada de 18 de dezembro até 25 de dezembro - Fonte: Tropical Tidbits
Mapa de precipitação acumulada de 25 de dezembro até 01 de janeiro - Fonte: Tropical Tidbits
Previsão de precipitação acumulada no mês de janeiro de 2019 - Fonte: Tropical Tidbits
2 comentários
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
HIGOR FERNANDES DE SOUZA Brasília - DF
AQUI EM BRASÍLIA NEM PARECE QUE CHOVEU BASTANTE EM OUTUBRO E NOVEMBRO... HOJE, ESTAMOS EM 18 DE DEZEMBRO E NÃO CHOVEU NEM 150 MILÍMETROS...
NO DIA 18 DOS DOIS MESES ANTERIORES JÁ TINHAMOS PASSADO MA MÉDIA HISTÓRICA... DEUS ME LIVRE DE EL NIÑO...Vilson Ambrozi Chapadinha - MA
Me permitam discordar. Ou concordar com Dr Molion.... ("Veranico vai afetar Brasil Central e Matopiba em dezembro/janeiro???")... Nada de El Niño este ano, disse ele... Onde planto nunca nos últimos 30 anos choveu tanto em novembro e dezembro.
As previsões do tempo são péssimas, passou de 3 dias os erros são grandes. Não dá pra programar nada na lavoura.
Realmente Wilson, em Goiás tambem nunca vi tanta chuva outubro novembro e dezembro...