Chuvas podem atrasar para o início do plantio na próxima safra com volta de El Niño, diz Inmet
O Notícias Agrícolas conversou com a meterologista Márcia Seabra, do Instituto Nacional de Tecnologia (Inmet), que destacou as principais condições que indicam a tendência de um El Niño para o segundo semestre deste ano.
A probabilidade é de que alguns estados como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará tenham chuvas abaixo da média nos próximos meses, enquanto o Sul do país tem uma probabilidade de chuvas acima da média, o que pode ser um indicativo para o fenômeno.
Esse fenômeno também é conhecido por ocasionar menos chuvas no Norte e no Nordeste, de forma que deve ser acompanhado de perto, já que a seca provocada pelo El Niño no Nordeste é preocupante.
As condições já estão se configurando. Para os próximos trimestres, a probabilidade é maior para a ocorrência de um El Niño do que de um período neutro. Para dezembro, janeiro e fevereiro, há uma probabilidade de 71% de ocorrência.
1 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Amon Ra
Como vcs fazem estas projeções uma vez que sempre escutei e mesmo na faculdade de gestão ambiental onde estudei em Muzambinho, que em anos que há ocorrencia de el nino as chuvas retornam mais cedo ao passo que em anos de la nina atrasam. Precisam rever os conceitos pois nos últimos anos vcs só divulgam atraso de chuva mesmo em el nino.