Bloqueio atmosférico perde força e chuvas voltam ao Sul do país a partir da próxima semana. Temperaturas também caem
Podcast
Previsão do tempo com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Download
Nos últimos dias, uma condição seca, com baixa umidade, toma conta do Centro-Sul do país. Contudo, a partir do início do próximo mês, essa condição deve mudar, sobretudo para os estados da região Sul.
Morgana Almeida, chefe do centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca que a partir do final de abril e do início de maio haverá uma maior frequência de frentes frias para essa região, que poderão avançar até o Sudeste e parte da região Central nas previsões mais estendidas.
Por sua vez, a região Norte conta com uma concentração maior de chuvas neste momento. As chuvas chegam principalmente para Roraima em um período no qual ocorre o plantio de soja e no extremo norte do Amazonas. Já no Nordeste, cada porção da região possui um período chuvoso específico.
Os próximos dias devem trazer o mesmo padrão climatológico que se faz presente agora, apenas com alguma nebulosidade entre o Mato Grosso e o Tocantins. Na sexta-feira (27), o litoral da região Sudeste deve receber mais chuvas.
A resposta dinâmica da atmosfera, contudo, requer tempo para que os modelos possam se ajustar em previsões mais estendidas e tendências de temperatura.
0 comentário

Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (12) e Domingo (13) para todo o Brasil

Chuvas devem se intensificar entre Mato Grosso do Sul e Paraná no final de semana

Segundo NOAA, atuação do La Niña chega ao fim e clima passa para neutralidade

Chuvas avançam pelo Nordeste entre os dias 11 e 15 com maiores volumes no Matopiba

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (11) para todo o Brasil

NOAA confirma fim do La Niña e retorno do período de neutralidade em nova atualização