Apesar do deslocamento da frente fria para oceano, mudanças no padrão dos ventos mantém tempo chuvoso no MS, PR e SC

Publicado em 26/03/2018 14:12
Chuvas diminuem no Matopiba a partir da quarta-feira (28) mas se intensificam em boa parte do Nordeste
 

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca nesta segunda-feira (26) que há uma mudança no padrão dos ventos levando umidade para uma parte do Brasil.

A frente fria está posicionada entre o litoral de Santa Catarina e São Paulo, devendo se deslocar para o oceano, com um Ciclone Extratropical associado ao fenômeno. Na retaguarda, há uma massa de ar frio e seco, responsável pela queda nas temperaturas na Região Sul. O frio também chegou ao Mato Grosso do Sul.

O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis atua sobre o estado de Minas Gerais, onde está seu centro, ocasionando uma descida de ar mais quente e seca, sem muitas nuvens. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical traz instabilidades para a porção mais norte da região Nordeste. No Mato Grosso, os ventos advindos do Sul trazem algumas nuvens e chuvas em algumas parcelas.

O último final de semana, assim, foi de volumes elevados na Região Sul, aliviando o quadro de escassez. As chuvas também persistiram na porção Norte do país, sendo mais intensa também na região da BR-163 do Mato Grosso. Esse ocorrido deve se repetir no próximo final de semana, apesar do afastamento da frente fria por agora.

Almeida lembra que, desde o início de março, os modelos indicavam que o mês de abril continuaria sendo chuvoso na porção central do país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário