Temperaturas despencam nos próximos dias no sul do país, mas geadas não chegarão as áreas produtoras
Para esclarecer como o clima irá se comportar a partir de agora, o meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo, conversou com o Notícias Agrícolas nesta terça-feira (26), destacando a diminuição de chuvas e uma tendência de uma temperatura mais fria nos próximos meses.
Ele aponta, entretanto, que está descartada a ocorrência de geadas em grande parte do Brasil, podendo ocorrer apenas em fraca intensidade nas Serras gaúcha e catarinense, nas cidades de planalto de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e no sul do Paraná. As demais áreas da região sul terão forte queda de temperatura, mas não há risco de geadas.
Essa situação é típica do período - os anos anteriores, que não apresentaram essa ocorrência, estavam associados a um forte El Niño. As chuvas, pela sua vez, irão ocorrer, mas em um volume compatível ao mês de maio. No Sul, devem fechar próximas da normalidade, enquanto o Centro-Sul não deve ter um longo período de estiagem. No Sudeste, chuvas deverão ocorrer em meados e fim de maio, mas com pouca intensidade, o que é normal para a região.
O primeiro mapa apresentado pelo meteorologia, que vai de hoje até o próximo dia 28, mostra uma condição mais úmida para o sul do país, associada a uma frente fria que já começa a avançar para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. No segundo mapa, de 30 de abril a 3 de maio, há uma diferença importante, com menos chuvas para a região Sul e chuvas de baixo volume para a região Centro-Oeste.
Para os produtores de café que estão preocupados com chuvas abaixo da média neste período, o volume deve ser suficiente para recuperar as áreas com déficit hídrico, especialmente no Sul de Minas. No Cerrado, entretanto, a situação é mais complicada e essa recuperação pode não ocorrer.
De uma forma geral, Nascimento aponta que essa deve ser uma safra tranquila e adaptável em relação ao clima, ao que tudo indica. As regiões que passaram por situações complicadas nos últimos anos tiveram melhores condições e, assim, o milho safrinha poderá ter um bom desenvolvimento em grande parte do Brasil.
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil