Café em Prosa #84 - Café é história: Palácio da Bolsa Oficial de Café completará 100 anos com ações que destacam a importância do setor para o país
Podcast
Café em Prosa #84 - Café é história: Palácio da Bolsa Oficial de Café completará 100 anos com ações que destacam a importância do setor para o país
Museu do Café realiza ações comemorativas pelo centenário do palácio da Bolsa Oficial de Café Nova edição da feira Mercado Coffee e grande festa encerram as atividades do CentFest
O palácio da Bolsa Oficial de Café completará 100 anos em 2022, no compass o das comemorações do Bicentenário da Independência. Marcando a homenagem ao complexo histórico, símbolo da importância e potência desse grão, o Museu do Café (MC) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – promove importantes ações pelo CentFest, nome dado a tais atividades. Até o fim do ano, haverá ainda um evento noturno e a 5ª edição da feira Mercado Coffee.
Em março, o Salão do Pregão recebeu a intervenção da artista Flávia Junqueira, que disponibilizou, durante um final de semana, um cenário lúdico de balões para interação com os visitantes. Na sequência, foi aberto o Programa de Residência Artística, visando dar a oportunidade para seis artistas trazerem as suas perspectivas sobre Santos em 2022.
Em continuidade, no dia 1º de setembro, tendo como público-alvo autoridades políticas, empresas e profissionais atuantes no setor de agronegócio, cultura e economia criativa, será realizada uma grande festa.
O evento contará com recepção aos convidados, jantar, apresentação musical e leilão com as obras de artes resultantes do Programa de Residência Artística. O valor arrecadado será revertido para as atividades da instituição.
Reunindo cerca de 400 pessoas, a celebração tem o objetivo de dar luz aos novos projetos do MC, que incluem a internacionalização das ações, a requalificação da exposição de longa duração e os programas voltados à visibilidade da cafeicultura contemporânea.
Finalizando as propostas do CentFest, acontecerá a 5ª edição do Mercado Coffee, em 1º de outubro, Dia Internacional do Café. O evento, que cresceu e ocupa as ruas próximas ao Museu, proporciona o encontro do público com diferentes expositores, que utilizam o grão como matéria prima, e com produtores de cafés especiais.
Bolsa Oficial de Café
A partir de 1917, a Bolsa Oficial de Café funcionou em um prédio localizado na rua XV de Novembro com a rua do Comércio. Já em 1922, como parte das comemorações ao Centenário da Independência do Brasil, o palácio, que trazia a força do agronegócio café, foi inaugurado. Nele, passaram a acontecer as negociações.
No Salão do Pregão, estão dispostas três obras idealizadas e executadas pelo pintor Benedicto Calixto: a possível cena de leitura do foral da Vila de Santos por Brás Cubas; a idealização da Vila de Santos em 1822, segundo estudos do artista com base em fotos e documentos, e a situação da cidade em 1922.
O ambiente ainda é composto pelo vitral “A Epopeia dos Bandeirantes” e por diversos outros símbolos maçons, como a estrela de seis pontas no centro do piso ou a organização do cadeiral e colunas. Assim sendo, 2022 é um marco na história do Museu e do seu edifício-sede.
Este é o “Café em Prosa Podcast”, o primeiro podcast raiz do site Notícias Agrícolas e inteiramente dedicado ao setor de cafés especiais. Passarão por aqui especialistas, baristas, empreendedores, produtores e amantes do bom e velho café. Em conversas descontraídas, essas pessoas contarão suas histórias e trarão suas ligações com essa bebida que é uma das mais apreciadas no mundo todo. Então pegue sua xícara quentinha e venha nessa jornada com a gente!
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)