Café em Prosa #84 - Café é história: Palácio da Bolsa Oficial de Café completará 100 anos com ações que destacam a importância do setor para o país
Podcast
Café em Prosa #84 - Café é história: Palácio da Bolsa Oficial de Café completará 100 anos com ações que destacam a importância do setor para o país
Museu do Café realiza ações comemorativas pelo centenário do palácio da Bolsa Oficial de Café Nova edição da feira Mercado Coffee e grande festa encerram as atividades do CentFest
O palácio da Bolsa Oficial de Café completará 100 anos em 2022, no compass o das comemorações do Bicentenário da Independência. Marcando a homenagem ao complexo histórico, símbolo da importância e potência desse grão, o Museu do Café (MC) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – promove importantes ações pelo CentFest, nome dado a tais atividades. Até o fim do ano, haverá ainda um evento noturno e a 5ª edição da feira Mercado Coffee.
Em março, o Salão do Pregão recebeu a intervenção da artista Flávia Junqueira, que disponibilizou, durante um final de semana, um cenário lúdico de balões para interação com os visitantes. Na sequência, foi aberto o Programa de Residência Artística, visando dar a oportunidade para seis artistas trazerem as suas perspectivas sobre Santos em 2022.
Em continuidade, no dia 1º de setembro, tendo como público-alvo autoridades políticas, empresas e profissionais atuantes no setor de agronegócio, cultura e economia criativa, será realizada uma grande festa.
O evento contará com recepção aos convidados, jantar, apresentação musical e leilão com as obras de artes resultantes do Programa de Residência Artística. O valor arrecadado será revertido para as atividades da instituição.
Reunindo cerca de 400 pessoas, a celebração tem o objetivo de dar luz aos novos projetos do MC, que incluem a internacionalização das ações, a requalificação da exposição de longa duração e os programas voltados à visibilidade da cafeicultura contemporânea.
Finalizando as propostas do CentFest, acontecerá a 5ª edição do Mercado Coffee, em 1º de outubro, Dia Internacional do Café. O evento, que cresceu e ocupa as ruas próximas ao Museu, proporciona o encontro do público com diferentes expositores, que utilizam o grão como matéria prima, e com produtores de cafés especiais.
Bolsa Oficial de Café
A partir de 1917, a Bolsa Oficial de Café funcionou em um prédio localizado na rua XV de Novembro com a rua do Comércio. Já em 1922, como parte das comemorações ao Centenário da Independência do Brasil, o palácio, que trazia a força do agronegócio café, foi inaugurado. Nele, passaram a acontecer as negociações.
No Salão do Pregão, estão dispostas três obras idealizadas e executadas pelo pintor Benedicto Calixto: a possível cena de leitura do foral da Vila de Santos por Brás Cubas; a idealização da Vila de Santos em 1822, segundo estudos do artista com base em fotos e documentos, e a situação da cidade em 1922.
O ambiente ainda é composto pelo vitral “A Epopeia dos Bandeirantes” e por diversos outros símbolos maçons, como a estrela de seis pontas no centro do piso ou a organização do cadeiral e colunas. Assim sendo, 2022 é um marco na história do Museu e do seu edifício-sede.
Este é o “Café em Prosa Podcast”, o primeiro podcast raiz do site Notícias Agrícolas e inteiramente dedicado ao setor de cafés especiais. Passarão por aqui especialistas, baristas, empreendedores, produtores e amantes do bom e velho café. Em conversas descontraídas, essas pessoas contarão suas histórias e trarão suas ligações com essa bebida que é uma das mais apreciadas no mundo todo. Então pegue sua xícara quentinha e venha nessa jornada com a gente!
0 comentário
Mercado do café segue trabalhando com baixas na tarde desta 6ª feira em NY
Café: Vencimentos futuros abrem a sessão desta 6ª feira com baixas em Nova York
Café/Retrospectiva Cepea: Com oferta apertada, preços mais que dobram e atingem recordes em 2024
Café: preços do arábica encerram a sessão desta 5ª feira (26) com baixas devido ao aumento no nível dos estoques certificados
Preços do café recuam na bolsa de NY em movimento de ajustes no início da tarde desta 5ª feira (26)
Café: preços do arábica iniciam sessão desta 5ª feira (26) com altas moderadas