Café: Colheita avança para 5% no sul de Minas Gerais e custo com transporte aumenta por conta da pandemia
A colheita do café começou na semana passada no sul de Minas Gerais e segundo informações da Cooxupé, os trabalhos já correspondem por 5% da colheita prevista para 2020 e apesar das incertezas que sondavam o mercado por conta da pandemia e a mão de obra, os trabalhos acontecem sem maiores problemas na região.
Segundo Mário Ferraz de Araújo - Gerente do Departamento de Desenvolvimento Técnico - Cooxupé, esse ano o produtor teve que se adaptar às novas orientações de cuidados por conta do Covid-19 e que o principal impacto notato até o momento pela cooperativa, é que o produtor terá um custo maior com transporte de trabalhadores por conta das restrições e medidas de distanciamento social recomendado para o momento.
"Nós não temos notícias de atritos com relação a vinde de mão de obra de outras regiões para o sul de Minas. O pessoal está vindo com todo cuidado e toda segurança necessária", destaca se referindo aos trabalhadores de outras regiões que tradicionalmente trabalham nas colheitas do café.
Segundo Mário, o maior problema dectado no momento é o aumento no custo de transporte dos trabalhadores que o produtor terá neste momento. "Esse veículo precisa ser preparado para isso, com metade da lotação e passar pelos proessos de higienização", destaca.
Veja a entrevista completa na vídeo acima
0 comentário
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia
Café Produtor de Água: em visita à Cooabriel, presidente do CNC anuncia implantação do projeto no ES