Chuva do último final de semana ajudou o desenvolvimento do café em Muzambinho/MG
O final de semana chuvoso em Muzambinho (MG) colaborou com as lavouras de café, de acordo com o presidente do Sindicato Rural do município, Rodrigo Machado. segundo ele, as precipitações que atingiram cerca de 90mm entre sábado e domingo, colaboraram com a fixação do adubo colocado nos campos nos últimos dias.
Apesar da ajuda do clima, Machado explica que na região em anos pares é época de baixa produção, e em 2019 as chuvas de granizo e as geadas no início do inverno vão reduzir ainda mais a produção para 2020, mas ainda sem perspectiva de quantas sacas devem ser colhidas.
-- "Eu acho muito precoce ainda falar em alguma projeção. Precisamos esperar essa primeira adubação fazer efeito para andar nas lavouras e ver o que vai ser colhido", afirma.
Os preços do café em alta nos últimos dias animaram os produtores, entretanto, segundo o presidente do sindicato, muitos deles já haviam feito compromissos com o produto já em setembro, não sobrando muito para aproveitar de maneira satisfatória o aumento nos preços de venda agora.
-- "A recomendação do sindicato é que o cafeicultor saiba quanto está custando cada saca de café para produzir para ele já ir fazendo o futuro. Já vai fazendo alguma trava dos produtos que foram comprados, uma trava financeira, que já vá travando o café para o ano que vem", explica, ressaltando que mais importante do que acertar uma boa compra uma vez só, é fazer uma boa média durante toda sua safra.
0 comentário

Com dólar em queda e oferta ajustada, café se volta aos fundamentos e fecha fortes ganhos nas bolsas internacionais

Café em Prosa #207 - Novo campeão brasileiro de preparo de cafés especiais irá representar o Brasil em mundial na Indonésia

Exportações dos Cafés do Brasil registram crescimento de 41,8% na receita cambial e queda de 24,9% no volume exportado em março de 2025

Preços do café seguem com ganhos de mais 3% nas bolsas internacionais no início da tarde desta 6ª feira (11)

A resiliência do café diante de um ano de bienalidade baixa: O que esperar da safra de 2025?

Café: Oferta restrita impulsiona altas moderadas nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (11)