Café: Produtores iniciam a colheita em Varginha (MG) e rentabilidade é um desafio nessa safra
Podcast
Entrevista com João Lincoln Reis Veiga - Produtor Rural de café de Varginha/MG sobre o Acompanhamento de Safra do Café
DownloadOs produtores rurais já iniciaram a colheita do café na região de Varginha/MG, tendo em vista que nesta temporada a expectativa é que o rendimento 30% maior se comparada à safra passada.
De acordo com o produtor rural do município, João Lincoln Reis Veiga, o clima contribuiu para o bom desenvolvimento da cultura e a expectativa é que a cultura tenha mais qualidade neste ciclo. “Tivemos chuvas na época certa e iniciamos a colheita em um período que não tem muita incidência de precipitações”, destaca.
As previsões climáticas indicam chuvas para esta semana, mas que não devem afetar os andamentos dos trabalhos de campo. “Dá para trabalhar com essa quantidade pequena de chuva, o problema é quando tem uma precipitação mais prolongada que prejudica a qualidade do café”, afirma.
Com a indefinição dos preços mínimos para os fretes, os cafeicultores estão tendo que gastar a mais para levar as produções para os armazéns e cooperativas.
Em relação à sanidade das lavouras, o produtor ressalta que não tiveram grandes problemas com a ferrugem e que as áreas cultivadas seguem dentro da normalidade.
Atualmente, as referências para o café giram em torno de R$ 430,00 a R$ 450,00 a saca que não cobrem os custos de produção. “Nestes patamares não fecham as contas para as propriedades com produtividade média”, finaliza.
1 comentário

Com dólar em queda e oferta ajustada, café se volta aos fundamentos e fecha fortes ganhos nas bolsas internacionais

Café em Prosa #207 - Novo campeão brasileiro de preparo de cafés especiais irá representar o Brasil em mundial na Indonésia

Exportações dos Cafés do Brasil registram crescimento de 41,8% na receita cambial e queda de 24,9% no volume exportado em março de 2025

Preços do café seguem com ganhos de mais 3% nas bolsas internacionais no início da tarde desta 6ª feira (11)

A resiliência do café diante de um ano de bienalidade baixa: O que esperar da safra de 2025?

Café: Oferta restrita impulsiona altas moderadas nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (11)
Carlos Rodrigues
Será que não há pessoas que orientem os produtores ?? os preços do café continuam em queda livre!!! e na cabeça deles não param de produzir mais!!!
Sr. Carlos o café não tem consumo pela produção existente...