Desuniformidade na maturação dos grãos e inverno chuvoso podem comprometer qualidade do café no sul de Minas
O grande volume de chuvas na região do Sul de Minas está atrasando a colheita do café. Segundo Flávio Gomes, cafeicultor e engenheiro agrônomo de Três Pontas (MG), em sua propriedade o atraso na colheita já passa de 30 dias.
De acordo com o produtor, neste ano é observado nos cafezais grãos menores e uma desuniformidade na maturação, "tem grãos que já estão passa, grão cereja, e grãos verdes que sequer estão granados", afirma.
Além disso, as chuvas que prejudicam a colheita podem agravar os problemas de qualidade da bebida. De acordo com a Somar Meteorologia já existe previsão de mais chuvas para as próximas semanas na região. Para Gomes "se algumas previsões se confirmarem, elas vão interferir na qualidade do café", pois as chuvas atrapalham a seca do grão e prejudicam a qualidade da bebida.
Com relação aos preços atuais, o engenheiro considera que "eles não resolvem o problemas da cafeicultura, porém os cafeicultores que estão administrando bem a propriedade consegue ir tocando, mas não é um preço muito atrativo", afirma Gomes considerando que um preço positivo para venda seria acima dos R$ 450,00 a saca de 60/kg.
Mesmo com os patamares de cotação em algumas ocasiões estarem abaixo do desejado pelos cafeicultores, Gomes afirma que o setor não deixa de investir em tecnologias que resultem em melhora de qualidade e redução de custos.
0 comentário
Café/Cepea: Robusta renova recorde; preço do arábica é o maior desde 1998
Preços do café sobem mais de 4% na Bolsa de NY nesta 4ª feira com oferta ainda preocupando
Especialíssimo 2024: O melhor café especial da Cooxupé é revelado
Café volta a subir forte em NY e Londres nesta 4ª feira, refletindo preocupação com a oferta
Alta do café conilon impulsiona novo recorde histórico das exportações do agro capixaba
Mudança da ICE sobre plano para contratos futuros do café faz preços fecharem a 3ª feira (19) em baixa