Mercado do boi passa por entressafra tardia e preços da arroba ainda podem buscar novos patamares de preços, avalia Stonex
Com a recente alta nos preços da arroba, tanto no mercado físico quanto no futuro, muitos se perguntam: o que esperar do mercado do boi gordo?
Na semana passada, observamos um movimento consistente de alta nos preços da arroba. No entanto, esta semana começou com o mercado mais travado. Mas, de acordo com Gustavo Rezende da Stonex, isso não significa que os preços pararam de subir.
"Estamos passando por uma entressafra tardia. A oferta do primeiro giro, pelo que tudo indica, já terminou, e a oferta do segundo giro ainda não chegou ao mercado, promovento um vazio de oferta" . Gustavo sugere que, com a alta da arroba, os pecuaristas podem ter optado por reter a venda, esperando o preço subir ainda mais. "Ele tem um animal de 20 arrobas pronto dentro do confinamento, mas espera aí, o custo da comida caiu, então minha diária está mais baixa. Se eu manter esse animal por mais 30 dias, eu coloco mais duas arrobas nesse gado", pontua.
A grande questão é: qual é o risco dessa estratégia? Gustavo pondera que o risco é acontecer no segundo giro o que aconteceu no primeiro. "Quando o pecuarista colocou o animal no curral, a bolsa estava com preços altos. Agora, temos a mesma situação e se houver uma falha na estratégia de comercialização, podemos ver os preços da arroba voltarem a derreter.
A demanda do último trimestre, que costuma ser mais forte, tanto internamente por causa das festas, quanto externamente por causa da China comprando para estocar para o Ano Novo lunar, pode ser a resposta para essa oferta concentrada. Mas será suficiente para manter os preços?
Gustavo finaliza: "Hoje, temos um cenário benigno para arroba. Mas, ao invés de apostar no que esse cenário vai ou não continuar, a nossa proposta é olhar que você tem uns 240 firme hoje no bolso, que você pode garantir o mercado melhor até a virada do ano".
0 comentário
Scot Consultoria: Alta na categoria de fêmeas em SP
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
Boi tem fôlego para novas altas até o final do ano com arroba testando os R$400, alerta pecuarista
Radar Investimentos: Margens das industriais frigoríficas permanecem razoáveis
Goiás busca reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação
Scot Consultoria: Alta no mercado do boi gordo nas praças paulistas