Cepea destaca os fatores que podem limitar nova escalada de preços da arroba do boi no segundo semestre
Podcast
Entrevista com Thiago Bernardino de Carvalho - Pesquisador do Cepea sobre o Mercado do Boi Gordo
DownloadEm entrevista ao Notícias Agrícolas, o Pesquisador do Cepea, Thiago Bernardino de Carvalho, explicou que os preços da arroba atingiram a maior média em termos reais se comparado com toda a série histórica do instituto nos primeiros dez dias de agosto. “Nós atingimos o valor de R$ 227,06/@, que foi a maior média desde 1994. Isso é reflexo da demanda chinesa que segue com compras aquecidas”, informou.
Diante do déficit de proteína animal da potência asiática, os compradores chineses devem aumentar o volume de importado de carne bovina nos próximos meses. “A China aumentou o volume importado, mas também reduziu os valores pagos pelo o produto brasileiro. Apesar o nosso câmbio estar desvalorizado, os valores da arroba estão elevados para o consumidor brasileiro e para o mercado internacional”, destacou.
Para o segundo semestre, a expectativa é que os preços do boi gordo continuem firmes com a baixa disponibilidade de animais e demanda externa aquecida. “Eu acredito que podemos ter valorizações de preços, mas não uma escalada e vai depender muito do apetite chinês”, ressaltou.
No entanto, o setor tem que ficar atento ao comportamento do mercado interno que segue retraída diante da pandemia. “Nós vamos ter mais animais confinados e uma demanda interna um pouco mais enfraquecida por queda de emprego e renda. É esse fator que precisamos acompanhar para saber se a cotação vai subir mais ou não”, apontou.
0 comentário
Scot Consultoria: A cotação subiu nas praças paulistas
Suspensão das compras do Carrefour na França vai impactar carne bovina brasileira ou é apenas marketing sem efeito prático
Radar Investimentos: Escalas de abate mais curtas dos frigoríficos vêm sendo fator decisivo para impulsionar os preços
Boi/Cepea: Altas seguem firmes; escalas são ainda menores que em outubro
Scot Consultoria: Alta na categoria de fêmeas em SP
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul