Colheita do algodão está perto do fim no Mato Grosso e produção será 23% menor
Podcast
Colheita do algodão está perto do fim no Mato Grosso e produção será 23% menor
A colheita do algodão já ultrapassou os 90% no Mato Grosso e deve desacelerar agora, com os últimos lotes se estendendo por mais três semanas. De qualquer forma, a projeção de produção final já é de 23% menos do que o registrado na safra passada com 1,6 milhão de toneladas de pluma contra 2,16 milhões do último ciclo.
Segundo o gestor técnico do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), Cleiton Gauer, essa redução se explica por dois fatores, o primeiro deles a diminuição de 15% na área cultivada para esta safra e o segundo é a queda de 9% na produtividade em função da falta de chuvas em algumas localidades.
Olhando para a comercialização, Gauer aponta que 79% desta safra já foi negociada, contra a média dos últimos cinco anos para o período de 77%. Este movimento se deu em dois momentos, um inicial, que foi brecado pela queda de preços em decorrência da pandemia, e outro mais recentes, já com preços melhores.
As vendas para o próximo ciclo 2021/22 também avançaram e estão em 34% neste momento, O especialista destaca que o mercado ainda vive um resquício da pandemia e insegurança de não comprar muito antecipado e se deparar com novo fechamento de mercado à frente. No mesmo período do ano passado as vendas estavam em 36% e na média dos últimos cinco anos em 40%.
Confira a íntegra da entrevista com o gestor técnico do Imea no vídeo.
0 comentário
Algodão/Cepea: Negócios mantêm bom ritmo; preços recuam
Vazio sanitário do algodão, na Região 4 de Goiás, começa no domingo, dia 10
Algodão/Cepea: Vendedores mantêm foco em embarques de contratos a termo
Expectativa para o plantio do algodão 2024/25 no Oeste da Bahia é de clima mais favorável do que a safra anterior
Algodão : Demanda global mais baixa e problemas políticos e financeiros, em alguns dos principais destinos da fibra, marcam a conjuntura em 2024
Abrapa participa de missão da ApexBrasil no Japão