Com colheita praticamente encerrada, Goiás registra queda na produtividade do algodão
Podcast
Com colheita praticamente encerrada, Goiás registra queda na produtividade do algodão
DownloadNo estado do Goiás, os produtores rurais estão preocupados com a queda na produtividade de algodão que já está finalizando a colheita. A estimativa é que na atual safra o rendimento fique 5% abaixo do esperado, mas o estado aumentou a área cultivada para 34% neste ano.
De acordo com o Presidente da Associação Goiânia dos Produtores de Algodão (AGOPA), Carlos Alberto Moresco, a atual safra não será igual a do ano passado que teve uma produção recorde tanto em produtividade quanto em qualidade. “Nós tivemos alguns eventos climáticos que elevou um pouco a nossa produtividade embora em meados de março e início de abril”, afirma.
Para os próximos anos, a liderança acredita que o tamanho de área plantada deve se estabilizar em virtude do cenário econômico e dos atuais preços. “A atual safra já está em 80% comercializada a preços muito bons que estava no passado. O que estamos vendo de preços baixos é na safra 2020, que ainda vamos plantar em que a média vendida deve estar em 40% somente”, ressalta.
Com relação à sanidade das lavouras, houve incidência de pragas e doenças me virtude dos veranicos que ocorreram em janeiro. “O bicudo esteve presente, mas os agricultores fizeram os tratos culturais e tudo ficou sobre controle. Não podemos baixar a guarda para isso”, comenta.
0 comentário
Comercialização da safra 2024/25 de algodão no MT segue abaixo da média histórica
Abrapa participa de projeto inovador para medir a pegada de carbono do algodão brasileiro
ABRAPA se junta à coalizão Make the Label Count
Algodão/Cepea: Preços da pluma reagem
Agricultores apostam mais no algodão na Bahia
Bahia inicia plantio da safra 2024/2025 de algodão com perspectivas positivas