Brasil aumenta área de algodão em 23%, produtores esperam boas produtividades e rentabilidade alta
Podcast
Entrevista com Milton Garbugio - Presidente da ABRAPA sobre o Acompanhamento de Safra do Algodão
DownloadA área plantada de algodão no Brasil vem aumentando nos últimos 10 anos. Da safra passada para essa, esse acréscimo foi de 23%, estimulado pelos bons preços de mercado que animam os produtores.
Com o plantio acontecendo mais cedo e o clima ajudando até o momento, a expectativa dos produtores é de boas produtividades, entre 100 e 110 @ de pluma por hectare na média.
“As lavouras estão muito boas com um plantio feito em uma janela melhor do que no ano passado. Nós temos colhido excelentes safras nos últimos anos e eu acredito que nesse ano possamos atingir o mesmo nível do ano passado, talvez um pouco mais”, diz Milton Garbugio, presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão).
Com 70% da atual safra já negociada e o restante reservado para após a colheita, os preços de mercado consegue remunerar os produtores que agora tem um novo desafio para poder continuar a expansão do plantio: conseguir novos mercados de exportação.
“A preocupação nossa é que temos que abrir mais mercado para exportação. O nosso consumo está estagnado dentro do Brasil, então toda produção que a gente aumentar precisamos tirar do Brasil e exportar. Esse é o grande desafio nosso”, afirma Garbugio.
Confira a entrevista completa no vídeo.
0 comentário
Bahia inicia plantio da safra 2024/2025 de algodão com perspectivas positivas
Algodão/Cepea: Negócios mantêm bom ritmo; preços recuam
Vazio sanitário do algodão, na Região 4 de Goiás, começa no domingo, dia 10
Algodão/Cepea: Vendedores mantêm foco em embarques de contratos a termo
Expectativa para o plantio do algodão 2024/25 no Oeste da Bahia é de clima mais favorável do que a safra anterior
Algodão : Demanda global mais baixa e problemas políticos e financeiros, em alguns dos principais destinos da fibra, marcam a conjuntura em 2024