Área plantada de algodão em Goiás deve aumentar 30% e produtores esperam grandes produtividades
Podcast
Entrevista com Carlos Alberto Moresco - Presidente da AGOPA sobre o Acompanhamento Safra de Algodão
DownloadEstimulados pelos preços bons e a alta rentabilidade, os produtores de algodão ampliaram a área destinada à esta cultura em 30% no estado de Goiás, chegando a 42.535 hectares cultivados contra os 32.691 da safra passada. Se olharmos para as duas últimas safras, o aumento já chega a cerca de 60%.
“O estado de Goiás vem crescendo em área nas últimas três safras e esse ano foi a maior área plantada dos últimos anos. O crescimento se dá com relação ao retorno do investimento, o algodão tem tido preços atraentes nos últimos três anos e os produtores tem aumentado a área dentro dos produtores que já produziam o algodão”, diz Carlos Alberto Moresco, presidente da Agopa (Associação Goiana dos Produtores de Algodão).
Na esteira desse aumento de área, a produtividade média também registra evolução no estado, passando de 285 arrobas por hectare para 299 na última safra. Para este ano, a expectativa do produtor goiano é seguir ampliando esse número.
“O plantio se encerrou em 31 de janeiro e a expectativa está boa de safra. Nós temos um clima até o momento que, apesar das adversidades para a soja, afetou pouco o algodão até o momento. A produtividade é um elemento formado por uma série de fatores e, esse ano, esperamos repetir a produtividade dos outros anos”, comenta Moresco.
Confira a entrevista completa no vídeo.
0 comentário
Comercialização da safra 2024/25 de algodão no MT segue abaixo da média histórica
Abrapa participa de projeto inovador para medir a pegada de carbono do algodão brasileiro
ABRAPA se junta à coalizão Make the Label Count
Algodão/Cepea: Preços da pluma reagem
Agricultores apostam mais no algodão na Bahia
Bahia inicia plantio da safra 2024/2025 de algodão com perspectivas positivas