Região de Vera Cruz/RS tem enormes perdas na produção e na infraestrutura após chuvas
Região de Vera Cruz/RS tem enormes perdas na produção e na infraestrutura após chuvas
A região de Vera Cruz no Vale do Rio Pardo no Rio Grande do Sul é uma das que foram bastante afetadas pelas chuvas e enchentes que assolam o estado gaúcho. Os impactos foram grandes tanto na produção rural quanto na infraestrutura e logística do município.
Segundo o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vera Cruz/RS, Cristian Wagner, a cultura mais afetada foi o arroz, que tinha 80% das lavouras ainda em campo e até os já colhidos também sofreram, como um produtor que teve seu silo inundado e os grãos totalmente perdidos.

Outras culturas que sofreram na região foram a soja, milho grão e silagem, horticultura, agroindústrias e pecuária, tanto nas pastagens quanto na perda de animais.

Outra área bastante afetada na região foi a de infraestrutura. A liderança aponta que, praticamente todas as estradas do interior foram prejudicadas e muitas BRs também estão com danos. A região segue sem ligação à grande Porto Alegre e muitas localidades do município permanecem isoladas, com acesso apenas por helicóptero.

Na visão de Wagner, a reconstrução da região vai demandar muito tempo e investimento, assim como a retomada da produção agrícola, já que a chuva levou os nutrientes do solo e será preciso preparar solos praticamente do zero.

Confira a entrevista completa com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vera Cruz/RS no vídeo.

0 comentário

Recuperação judicial ainda não é problema sistêmico no agro, mas encarece crédito, diz especialista

Governança e transparência dão fôlego para ampliação em investimentos no agro

Jornada BASF Nunhems - Episódio 1

BRF e HPDC anunciam investimento de US$160 mi em nova fábrica de alimentos na Arábia Saudita

Abertura de mercado no Peru para exportação de óleo de aves

Perspectivas mistas para as principais exportações agrícolas dos EUA em 2025-26