Blend de bactérias em bioinsumos pode ajudar a mitigar estresse hídrico no milho
Publicado em 07/02/2024 01:06
e atualizado em 07/02/2024 07:22
Sandro Marcantes, coordenador regional da Biosphera
Intempéries climáticas devem ser tendência na busca de produtores por produtos, aponta especialista
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas
2 comentários
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
Paulo Ramon Brasília
O produtor rural deve evitar usar o KCl porque ele mata a vida do solo
Paulo Ramon Brasília
Biosphera tem uma ótima proposta e sempre é bom lembrar de manter a palhada no solo para ter matéria orgânica
Sr. PAULO, sou um entusiasta do assunto. Sou testemunha viva da quebra do paradigma do plantio em terras com 3 a 5 gradagens para preparo de colocar a semente para o sistema de plantio direto. Enfim, subimos o primeiro degrau da escada, sem darmos conta do essencial. ... Devemos "enxergar" o que é o SOLO! ... RESPONDO: O SOLO é um organismo vivo e, a vida é composta de milhares de espécies de microrganismos que sustentam toda vida dentro e acima desse solo. Esses microrganismos são espécies que estão há bilhões de anos exercendo essa atividade especifica. Tanto que, encontramos seres procariontes e eucariontes na biota do solo. Isso já nos mostra a idade dessas cepas procariontes. Ah! Só para encerrar: Na biota do solo existem bactérias especificas em degradar a lignina e, que são muito importantes para a resiliência de um solo. Aí fica uma pergunta: A "palha" conseguida com a aplicação de glifosato serve de alimento para esses microrganismos?
Desculpe-me, mas sou um velho matuto.
Sabe qual é a especialidade de um "velho"?
RESPOSTA: ... CONTAR ESTÓRIA !!!
Voltando ao mundo do microcosmo ... Esses seres microscópicos não comem a matéria orgânica, pois eles não têm boca. Produzem "substâncias" que quebram as moléculas, resultando em moléculas menores, que vão ser "comidas" por substâncias produzidas por outros seres microscópicos, isso ocorre muiiiiiitas vezes.
Durante esse processo vão se formando estruturas estáveis, que vão dar estabilidade as estruturas físicas do solo. Estruturas essas que criam um ambiente favorável a população microbiana. Veja que "eles" também constroem suas moradias.
Quando, por um motivo ou outro, quebramos essa "corrente", criamos um ambiente favorável para desestabilizar esse solo.
Ou seja, gosto muiiiiito de viajar por essas veredas!
Vou dar uma dica do tamanho das moléculas presentes nos vegetais.O tamanho delas segue em ordem decrescente: Lignina, celulose, hemicelulose, proteína, aminoácido e amido.
Para se formar a menor delas, o amido. O vegetal produz a fotossíntese (acho que todo mundo já ouviu falar).
A Planta pega o CO2 do ar, a água (H2O) e usa a energia dos raios solares... "transformando" em Oxigênio que devolve pro ar e COH (que é o amido). Onde ela vai usar no seu metabolismo. Aí ela junta COH + N (nitrogênio), que vai dar em aminoácido (COHN). Aí ela junta COHN + S (enxofre), que é a proteína. Aí os "degraus da escada" vão até chegar na lignina.
E a "fábrica" vai trabalhando sempre produzindo alimento para o REINO ANIMAL !!!
VEJA QUE É UM TRABALHO ARDUO E COM MUIIIITA ESFECIFICIDADE !!!