Conexão Campo Cidade: Debate propõe soluções para integrar cadeias de produção e melhorar comunicação junto ao consumidor

Publicado em 07/10/2022 14:37 e atualizado em 11/10/2022 17:08
Conexão Campo Cidade -
Por mais que 70% do público urbano veja o agronegócio de maneira positiva, como foi destacado durante o debate, existe uma parte da sociedade, que vê a agropecuária de uma maneira ruim, o que precisa ser mudado mostrando a realidade da produção brasileira

 Logotipo Notícias Agrícolas

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias Agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

>> Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

 

A imagem do agronegócio brasileiro – preconceito entre os mais jovens 

O problema inicia já no período escolar, como destacou Marcelo Prado. Por esse motivo, é muito importante, para mudar a imagem que o agronegócio brasileiro tem no meio urbano, o trabalho que tem sido desenvolvido sob a liderança de Leticia Jacintho, no movimento De Olho No Material Escolar, cujo objetivo é explicar para as crianças, professores e até o mesmo ao Ministério da Educação (MEC) a realidade sustentável da agropecuária brasileira. 

Leticia destacou uma “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa o Brasileiro”, realizada pelo Movimento Todos A Uma Só Voz, onde mostra que 2/3 da população vê o agro brasileiro de uma forma positiva. Contudo, 22% é contrária o agronegócio, porcentagem que engloba principalmente os jovens, total que, para ela, seria ainda maior se fossem consideradas as crianças. 

Segundo Leticia, isso acontece porque é errada a forma como o agronegócio é retratado nos materiais didáticos distribuídos nas escolas. Muitas vezes, as informações retratadas sequer têm embasamento científico e estão desatualizadas. "A ideia é mudar a base, o mais importante é mudar desde de pequeno para que depois não sofra com as consequências de ter que ficar se defendendo mais para frente". 


Maior parte da sociedade admira o agro e brigas atrapalham o setor 

José Luiz Tejon destacou que, para o público urbano, o agricultor é visto como com um profissional vital para o mundo, de acordo com uma pesquisa da qual ele participou da realização há alguns anos. Da mesma forma, o estudo mais recente do Movimento Todos A Uma Só Voz demonstrou como a agricultura é positiva para mais de 70% dos brasileiros. 

Por isso, segundo ele, é preciso enterrar o pensamento de que as pessoas não gostam do agronegócio. Posicionamentos contrários vão existir em relação a tudo, inclusive o agro. As pesquisas de percepção mostram que a sociedade gosta sim da agropecuária e as famílias agrícolas são um símbolo espetacular para empresas divulgares suas marcas e venderem mais. 

 

Integração das cadeias de produção 

Roberto Rodrigues, por sua vez, destacou que toda cadeia de produção está ligado, por isso os conflitos não fazem sentido. Desde a produção das sementes, que tem influência da pesquisa feita em universidade que são do meio urbano, o plantio realizado por veículos produzidos na cidade, até o consumo dos alimentos ou até mesmo a industrialização também acontecem na cidade. 

Dessa maneira, é preciso ter a consciência de que a relação do campo e da cidade é visceral, é siamesa, como declarou Roberto Rodrigues. Então, para ele, falta essa compressão, mostrar que um não existe sem o outro e os produtos, a comida, a roupa, a bebida são o que ligam os dois setores. No mundo inteiro, isso já está desenvolvido, mas ainda falta isso no Brasil. 

 

Veja ainda as entrevistas de Letícia Jacintho, Roberto Rodrigues, Marcelo Prado, Antônio da Luz e José Luiz Tejon sobre o primeiro encontro presencial depois dos 18 meses de início do programa!

Leia mais:

+ Educação como base da transformação e combate aos pré- conceitos

+ Para Roberto Rodrigues, o alimento é o grande elo que conecta campo e cidade

+ Conexão Campo Cidade reúne apresentadores em São Paulo para edição especial do programa

+ Toda sociedade faz parte do agronegócio e o setor urbano precisa ter consciência dessa ligação

+ O forte do agro são as pessoas e precisamos apresentá-las aos consumidores

Já no link abaixo, confira alguns números de destaque do programa:

>> Números do Conexão Campo Cidade

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário