A imagem do agronegócio brasileiro na Europa com as inovações nacionais de produção

Publicado em 30/05/2022 19:07 e atualizado em 01/06/2022 08:55
A imagem do agronegócio brasileiro na Europa com as inovações nacionais de produção
Aproveitando evento realizado pela ApexBrasil na Europa, onde soluções sustentáveis do agro nacional foram apresentadas a outros países, a imagem internacional do Brasil e as formas de comunicá-las foi o assunto em discussão no programa desta semana

Podcast

A imagem do agronegócio brasileiro na Europa com as inovações nacionais de produção

Logotipo Notícias Agrícolas

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias Agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

Na última semana, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promoveu um evento na Europa, o Agritalks, no qual o  agronegócio brasileiro mostrou para o mundo os resultados de seus avanços científicos e tecnológicos, reforçando a posição do país como referência global na produção agropecuária e sustentável. Esse tema foi aborado no Conexão Campo Cidade desta semana, com a participação especial de Márcio Rodrigues, gerente de agronegócio da ApexBrasil.

CapaYT_CCC_300522 (2)

Brasil como alvo de críticas por países europeus

O primeiro tópico abordado na conversa foi a imagem que o Brasil possui internacionalmente. Para explicar esse assunto, Rodrigue afirmou que existe uma preocupação global, genuína, em relação às mudanças climáticas.

Essas mudanças têm impactado o clima de países no mundo inteiro, e, por isso, têm se endereçado onde estão os problemas. Segundo o convidado, nessas discussões, surgem muitos interesses individuais, sobretudo por parte das nações europeias.

Por esse motivo, a agropecuária brasileira, pela dimensão que tem e espaço que vem ganhando, e por, algumas vezes, ter sido conivente com com o desmatamento, se torna um alvo de críticas. Dessa maneira, nos últimos anos, o Brasil começou a ganhar ainda mais espaço internacionalmente esbarrado na imagem de ser um país poluente, porém com argumentos mal intencionados.

 

Mudança da imagem brasileira

Rodrigues destacou que o próprio agro brasileiro está em um momento de aprendizado para entender melhor as críticas recebidas e como endereçar esses temas. Assim, está conseguindo trabalhar a questão de imagem.

O desmatamento é o grande calcanhar de Aquiles do Brasil, como afirmou o convidado. De acrodo com ele, em todo lugar onde a Apex vai, outros países apresentam dados, dizendo que o desmatamento está crescendo no Brasil. Porém, os setores do agro acordaram para esse tema e conseguem rebater as críticas.

Contudo, o grande problema é que o Brasil está dialogando com preconceitos e países que fazem questão de provocar e achar outros culpados, porque eles não têm as próprias soluções. Ele afirmou que o agro brasileiro precisa sim reconhecer quais são seus problemas, mas tem bem mais soluções do que problemas.

 

Conflito de governos europeus entre atender causas populares e causas necessárias

Outro ponto destaca por Rodrigues foi que a Europa está se tornando refém das próprias opiniões. Segundo ele, os governos se tornam reféns de ONG's e defensores de causas pequenas, mas que movimentam a opinião popular. Contudo, o Brasil tem se tornado um país essencial e indispesnável no abastecimento mundial.

Era difícil, antigamente, apresentar o Brasil como um Fazendão, como afirmou o convidado. Porém, hoje, é uma visão bastante positiva e, agora, a crise de alimentos está em pauta e o Brasil começa a se entender como um garantidor da segurança alimentar global.

 

Brasil sabe produzir, mas não sabe comunicar

José Luiz Tejon levantou a questão de que o Brasil é ótimo na produção, mas sofre com a comunicação. Para ele, às vezes, o país se comunica de forma muito grosseira e arrogante. Isso não pode acontecer.

De acordo com Tejon, o Brasil precisa urgentemente de uma pesquisa de percepção e, através de “charme e talento de comunicação”, mudar a opinião global. Ele pensa que é necessário mostrar o cooperativismo, o produtor rural brasileiro, as famílias rurais do país.

Rodrigues complementou o argumento, dizendo que o agronegócio brasileiro é muito bom da porteira para dentro, bom da porteira até o porto, mas ruim do porto para fora. “Quando pensamos na imagem que passamos para fora, temos dificuldade”.

É exatamente aí que entra a importância do Agritalkes, promovida pela Apex, que dados, informações sobre a Embrapa mostrando integração de lavoura pecuária e outras iniciativas tecnologias do Brasil, que são positivas para o meio ambiente, não como uma forma de enfrentar os outros países, mas construir pontes para abordar essas discussões globais. Esse tem sido o tipo de ação mais adequado, como ele afirmou.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário