Um resgate da história de sucesso do agronegócio brasileiro com Décio Zylbersztajn
O programa Líderes do Agro da última quinta-feira (02) recebeu o professor titular sênior da USP Dr. Décio Zylbersztajn, que fez um resgate histórico dos avanços do agronegócio brasileiro durante a segunda metade do século XX. Zylbersztajn falou sobre as mudanças que ocorreram na forma de gerenciar o agronegócio brasileiro e a importância de fazer uma conexão entre todas as áreas do setor.
O professor contou sua experiência de aprendizado em Harvad, nos Estados Unidos, e os conhecimentos adquiridos no país que foram fundamentais no Brasil. Sobretudo, Zylbersztajn reforçou a importância do segmento privado para o desenvolvimento dos conhecimentos obtidos por meio de pesquisa. Segundo ele, existe uma lacuna, uma dificuldade de conversação entre empresa de universidade, não apenas no agro, mas em muitas áreas no Brasil. “Tem várias razões para isso. Acho que quando surgem empresários e lideranças acadêmicas que percebem as vantagens de uma relação sadia, bem estruturada, ‘ganha-ganha’, você pode ter, pode alavancar empresas, e você pode alavancar pesquisa”, afirmou.
Ainda de acordo com o pressor, há uma dificuldade de compreender que a universidade precisa fazer pesquisa e o recurso público de pesquisa sempre foi pequeno, e hoje é menor ainda. “Precisamos muito do apoio das lideranças empresariais do agro para garantir que os recursos para pesquisa, para formação de jovens talentos vai permanecer, porque é agro que precisa disso ao longo do tempo. Então sempre houve aqueles que enxergaram as vantagens da cooperação, e sempre houve dos dois lados aqueles que relutam, que desconfiam”, declarou.
Durante o programa foram discutidos diversos outros assuntos, como a importância da educação para o desenvolvimento do país e as medidas de sustentabilidade como uma oportunidade para o agronegócio brasileiro. A conversa completa pode ser conferida no vídeo acima. O Líderes do Agro vai ao ar todas as quintas-feiras, a partir das 17h30, com o objetivo de transmitir as principais ideias e iniciativas dos grandes nomes de sucesso do agronegócio brasileiro.
0 comentário
T&D - Íntegra do programa de 24/12/2024
Do Marco Temporal à Lei dos Bioinsumos, 2024 foi ano de grandes batalhas para o agronegócio em Brasília
Cenário futuro do milho é promissor, mas infraestrutura precisa acompanhar
Suzano vai elevar preços de celulose em todos os mercados a partir de janeiro
A grande volatilidade do mercado do café foi o maior desafio para a indústria cafeeira em 2024
Retrospectiva 2024: Emater impulsiona negócios de 844 famílias com o Fomento Rural em Goiás