O poder da colaboração entre produtores rurais e o papel da tecnologia no agronegócio; entrevista com fundador da AgroBrasil
“A informação tem muito valor”. É assim que Caio Junqueira, criador do AgroBrasil, descreve o fator que possibilitou o sucesso de seu aplicativo. A partir da colaboração entre usuários, diversos dados sobre o mercado, principalmente bovino, chega às mãos do produtor rural, por meio do celular, como forma de auxiliar a tomada de decisões no campo.
Como conta Junqueira, tudo começou de forma muito modesta. A princípio ele já era proprietário de uma corretora de valores, especializada em milho, soja e, sobretudo, pecuária. Quando houve a popularização do Whatsapp, ele criou um grupo onde as informações eram disponibilizadas. De início, o grupo era aberto. Com o rápido avanço de participantes, ele decidiu fechar para limitar a entrada de usuários. Mesmo assim, logo o número limite de integrantes (255) foi atingido.
As informações compartilhadas eram tantas que foi necessário contratar uma pessoa apenas para fazer o gerenciamento. Porém, chegou um momento em que a demanda exigida era muito grande e o empresário decidiu que iria desativar o grupo. Após uma conversa com sua esposa, ele foi orientado a não fazer isso. Em vez da desativação, ele deveria cobrar uma valor para permanência dos integrantes.
Com o objetivo de encerrar com as atividades no aplicativo de mensagens, Junqueira, em 2016, cobrou um valor mensal que ele considerava alto, de R$ 450, a fim de que todos saísses do grupo. Entretanto, ele foi surpreendido com um grande número de pessoas dispostas a pagar a quantia. Foi assim que teve início o AgroBrasi.
Passando o tempo, ele conseguiu criar o aplicativo, para que as informações fossem compartilhadas de maneira mais organizada. “É como se fosse um Waze do agronegócio”, compara Junqueira. “Uma tecnologia compartilhada, onde o próprio usuário está informando o que fazer e quais as melhores decisões. Essa analogia encaixa bem”, completa o criador do aplicativo.
A entrevista completa, com mais assuntos debatidos e mais informações, principalemente relacionadas à pecuária, pode ser conferida no vídeo acima. O programa Líderes do Agro vai ao ar, ao vivo, todas as quintas-feiras, a partir das 17h30. O foco é levar para os produtores brasileiros as principais inovações e iniciativas dos principais nomes de sucesso do agronegócio brasileiro.
0 comentário
T&D - Íntegra do programa de 24/12/2024
Do Marco Temporal à Lei dos Bioinsumos, 2024 foi ano de grandes batalhas para o agronegócio em Brasília
Cenário futuro do milho é promissor, mas infraestrutura precisa acompanhar
Suzano vai elevar preços de celulose em todos os mercados a partir de janeiro
A grande volatilidade do mercado do café foi o maior desafio para a indústria cafeeira em 2024
Retrospectiva 2024: Emater impulsiona negócios de 844 famílias com o Fomento Rural em Goiás