Soja brasileira bate todos os recordes na exportação, 100 milhões de toneladas até agora!
Dólar fecha em alta de 0,36%, a R$5,5727 na venda
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subiu contra o real nesta terça-feira, mas fechou longe de patamares acima dos 5,60 reais atingidos nas máximas do pregão, com expectativas de elevação mais agressiva da taxa Selic pelo Banco Central nesta semana dividindo atenções com temores inflacionários e fiscais domésticos.
O dólar à vista subiu 0,36%, a 5,5727 reais na venda. No pico da sessão, atingido no início da tarde, a moeda havia chegado a subir 0,98%, a 5,6070 reais. Na B3, o dólar futuro de primeiro vencimento tinha alta de 0,27%, a 5,5770 reais.
(Por Luana Maria Benedito)
Ibovespa fecha em queda com perspectiva de aumento mais forte da Selic
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa voltou a fechar abaixo dos 107 mil pontos nesta terça-feira, com o IPCA-15 de outubro reforçando a deterioração do quadro inflacionário no país e as expectativas de um aumento mais forte nos juros pelo Banco Central.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 2,17%, a 106.354,75 pontos, de acordo com dados preliminares. O volume financeiro nesta sessão somava 25 bilhões de reais.
(Por Paula Arend Laier)
Arrecadação federal sobe 12,87% e atinge nível recorde para setembro
Por Marcela Ayres
BRASÍLIA (Reuters) - A arrecadação do governo federal teve alta real de 12,87% em setembro sobre igual mês do ano passado, a 149,102 bilhões de reais, maior valor já registrado para o mês na série histórica iniciada em 1995, divulgou a Receita Federal nesta terça-feira.
O resultado veio levemente acima da expectativa de arrecadação de 147,85 bilhões de reais, segundo pesquisa Reuters com analistas, e foi diretamente beneficiado pela alta de 16,94%nos impostos recolhidos das empresas a título de Imposto de Renda Pessoa Jurídica/Contribuição Social sobre Lucro Líquido.
De janeiro a setembro, a arrecadação cresceu 22,30%, também em termos reais, somando 1,349 trilhão de reais --patamar também recorde para o período.
Segundo a Receita, o resultado nos nove primeiros meses do ano foi positivamente impactado por recolhimentos extraordinários de cerca de 31 bilhões de reais em IRPJ/CSLL. No mesmo período de 2020, a arrecadação extraordinária nessa linha foi muito menor, alcançando 5,3 bilhões de reais.
Enquanto em 2020 os diferimentos de tributos somaram 58,069 bilhões de reais de janeiro a setembro, tendo sido permitidos pelo governo para mitigar os efeitos da crise de coronavírus, neste ano eles somaram apenas 2,031 bilhões de reais no mesmo período.
Em contrapartida, as compensações tributárias subiram 28,05% no acumulado de 2021, a 152,987 bilhões de reais.
Olhando apenas para as receitas administradas pela Receita Federal, houve aumento de real de 12,45% em setembro e de 21,50% no acumulado do ano. Excluídos os fatores não recorrentes, as altas seriam de 10,34% e 13,79%, respectivamente, informou a Receita.
(Por Marcela Ayres)
Aumento de casos de gripe aviária em humanos na China mostra risco de variantes
Por Dominique Patton
PEQUIM (Reuters) - Uma disparada no número de pessoas da China infectadas com a gripe aviária neste ano está aumentando as preocupações de especialistas, que dizem que uma linhagem que já circulava parece ter mudado e pode ser mais infecciosa para os humanos.
A China relatou 21 infecções do subtipo H5N6 da gripe aviária em humanos em 2021 à Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo registrado somente 5 casos no ano passado.
Embora os números sejam muito inferiores aos das centenas de infectados com H7N9 em 2017, as infecções são graves, tendo deixado muitas pessoas gravemente doentes e ao menos seis mortos.
"O aumento de casos humanos na China neste ano é preocupante. É um vírus que causa mortalidade alta", disse Thijs Kuiken, professor de Patologia Comparativa do Centro Médico da Universidade Erasmus de Roterdã.
A maioria dos casos havia tido contato com aves, e não há casos confirmados de transmissão de humano para humano, disse a OMS, que ressaltou o aumento de casos em um comunicado de 4 de outubro.
A agência disse que uma investigação adicional é "urgentemente" necessária para se entender o risco e o aumento do contágio de pessoas.
Desde então, uma mulher de 60 anos da província de Hunan foi hospitalizada com H5N6 em estado grave no dia 13 de outubro, de acordo com um comunicado do governo de Hong Kong.
Embora existam registros de casos humanos de H5N6, não se relata nenhum surto de H5N6 em aves na China desde fevereiro de 2020.
0 comentário
T&D - Íntegra do programa de 24/12/2024
Do Marco Temporal à Lei dos Bioinsumos, 2024 foi ano de grandes batalhas para o agronegócio em Brasília
Cenário futuro do milho é promissor, mas infraestrutura precisa acompanhar
Suzano vai elevar preços de celulose em todos os mercados a partir de janeiro
A grande volatilidade do mercado do café foi o maior desafio para a indústria cafeeira em 2024
Retrospectiva 2024: Emater impulsiona negócios de 844 famílias com o Fomento Rural em Goiás