Está chegando a hora! Brasil será outro depois deste 7 de setembro, com ajuda dos produtores rurais
Bolsonaro edita MP que altera marco civil da internet para combater "remoção arbitrária de contas"
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta segunda-feira a edição de uma medida provisória que altera o marco civil da internet para combater a "remoção arbitrária e imotivada de contas, perfis e conteúdos por provedores", disse a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom).
"O presidente Jair Bolsonaro acaba de assinar medida provisória que altera o Marco Civil da Internet, reforçando direitos e garantias dos usuários da rede e combatendo "a remoção arbitrária e imotivada de contas, perfis e conteúdos por provedores", disse a Secom no Twitter.
A decisão de Bolsonaro ocorreu na véspera dos protestos de 7 de Setembro, que vão contar com sua presença, e após uma série de perfis em plataformas estarem tendo conteúdo suspenso por violar regras, incluindo do próprio presidente.
Bolsonaro diz que membros do governo têm direito de participar de atos de 7 de setembro
SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro disse em uma publicação no Twitter nesta segunda-feira que a Constituição garante a todos os cidadãos brasileiros, inclusive os integrantes do governo federal, o direito de participar das manifestações convocadas pelo presidente para a terça-feira, feriado do Dia da Independência.
"Independência está associada à LIBERDADE. Assim sendo, também no escopo dos incisos XV e XVI, do art. 5° da nossa CF, a população brasileira tem o direito, caso queira, de ir às ruas e participar dessa nossa data magna EM PAZ E HARMONIA", escreveu o presidente no Twitter.
"O mesmo se aplica a todos os integrantes do Poder Executivo Federal que não estejam de serviço. Que a liberdade individual seja a máxima nesse marcante evento de nossa soberania."
Bolsonaro tem apostado suas fichas nos atos de 7 de setembro como uma demonstração de força e apoio popular, num momento em que tensiona cada vez a relação com o Poder Judiciário, especialmente os ministros Alexandre de Mores e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), alvos de ataques constantes do presidente.
O presidente participará pela manhã da manifestação em Brasília, onde discursará e poderá ter a seu lado alguns de seus ministros, e promete vir a São Paulo à tarde, para participar pessoalmente no ato marcado para a Avenida Paulista, onde deve fazer um discurso mais longo.
No sábado, Bolsonaro defendeu a participação de policiais militares nos protestos de 7 de setembro, embora a legislação proíba a participação de PMs da ativa em manifestações políticas, e garantiu que não recuará de suas posições.
Vejam os gráficos, as chuvas chegando a partir do dia 16!
Embarque de soja do país cresce na 1ª semana do mês; carne sobe antes de 'vaca louca'
SÃO PAULO (Reuters) - A média diária de embarques de soja atingiu 252,46 mil toneladas na primeira semana de setembro, alta de 24,4% ante o mesmo mês completo do ano passado, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira, dando sequência ao movimento positivo de exportações visto em agosto.
As exportações de milho, por outro lado, recuam em meio à quebra na segunda safra do cereal.
A média diária de embarques alcançou 178,27 mil toneladas na primeira semana de setembro, ante 303,39 mil toneladas exportadas ao dia em setembro de 2020.
As exportações de carne bovina iniciaram o mês com volumes em alta de mais de 50%, após o recorde registrado em agosto, mas devem sentir já a partir desta semana, após a suspensão de compras pela China diante da confirmação no sábado de dois casos atípicos de doença de vaca louca.
AgRural faz novo corte na safra 20/21 de milho do país; plantio 21/22 requer chuva
SÃO PAULO (Reuters) - A estimativa de produção total de milho do Brasil em 2020/21 foi novamente reduzida, e agora é vista em 81,9 milhões de toneladas, com um recuo de mais de 20 milhões na comparação com a safra anterior, de acordo com números divulgados nesta segunda-feira pela consultoria AgRural.
A previsão foi rebaixada mais uma vez devido aos efeitos climáticos na segunda safra, atingida por seca e geadas, em momento que os trabalhos de colheita já caminham para o final.
Até agosto, a AgRural previa uma safra de 82,2 milhões de toneladas, contra 102,6 milhões em 2019/20.
A área de milho segunda safra estava 95% colhida no centro-sul até a última quinta-feira, contra 89% uma semana antes e 94% um ano atrás.
Com o corte, a segunda safra brasileira 2020/21 está agora estimada em 55,6 milhões de toneladas, contra 75,1 milhões na safrinha 2020.
NOVA SAFRA
A área destinada ao milho verão na safra 2021/22 estava 10% plantada no centro-Sul do Brasil até quinta-feira, ante 5% na semana precedente e 14% no mesmo período do ano passado, com algumas áreas precisando de chuvas para os trabalhos deslancharem, de acordo com levantamento da AgRural.
"Os trabalhos seguem concentrados nos três Estados do Sul, como é tradicional nesta época do ano, e evoluíram bem no Rio Grande do Sul, onde as chuvas da última semana cheia de agosto resultaram em bons níveis de umidade do solo. Menos úmidos, Santa Catarina e Paraná ainda seguram o ritmo à espera de mais chuvas", disse.
"Alguns talhões no oeste catarinense, inclusive, podem precisar de replantio caso não chova logo", acrescentou.
A AgRural estima a área plantada com milho verão na safra 2021/22 do centro-sul do Brasil em 2,973 milhões de hectares, com avanço anual de 0,6%.
Na véspera do 7 de Setembro, PF prende bolsonarista que publicou ameaça a ministro do STF
BRASÍLIA (Reuters) - Na véspera das manifestações do 7 de Setembro, a Polícia Federal prendeu em Santa Catarina um simpatizante do presidente Jair Bolsonaro que divulgou em uma rede social uma ameaça de morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, segundo uma fonte relatou à Reuters.
O mandado de prisão preventiva contra Márcio Giovani Nique, conhecido nas redes como professor Marcinho, foi expedido pelo próprio Moraes no curso do inquérito que investiga a realização de atos antidemocráticos, a pedido da Procuradoria-Geral da República.
Em uma rede social, Nique disse que um empresário estaria oferecendo dinheiro pela "cabeça" do ministro Alexandre de Moraes, "vivo ou morto". Citou também que existiria um agrupamento de pessoas que iria atrás do ministro do Supremo.
Responsável por uma série de investigações contra Bolsonaro no STF, Moraes deverá ser um dos principais alvo das críticas do presidente e de simpatizantes nas manifestações de terça-feira.
Em sua escalada contra a cúpula do Judiciário nos últimos dias, Bolsonaro pediu o impeachmnt de Moraes --que foi barrado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG)-- e ameaçou reagir fora das quatro linhas da Constituição contra o magistrado.
O Supremo reforçou a segurança do seu prédio e a dos ministros da corte e seus familiares em razão dos protestos. O esquema de segurança especial do STF conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.
BOLSA EUROPA - Ações fecham perto de máximas recordes com ganhos em tecnologia
(Reuters) - As ações europeias subiram nesta segunda-feira e fecharam perto de patamares recordes, lideradas pelo salto das ações de tecnologia a máximas deste ano, uma vez que um aumento surpreendente nas encomendas às fábricas alemãs apontou para uma melhora na demanda mundial e melhorou o sentimento.
O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,73%, a 1.830 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,69%, a 475 pontos, pouco abaixo da máxima histórica de 476,16 pontos de 13 de agosto.
Ainda assim, os volumes das operações foram fracos durante o dia, devido a feriado nos Estados Unidos.
Após o índice Nasdaq de Wall Street ter atingido máxima recorde na sexta-feira, as ações europeias de tecnologia saltaram 1,7%, com os papéis da fabricante de equipamentos de chips ASML e da investidora em tecnologia holandesa Prosus <PRX. AS> dando o maior impulso.
O índice de tecnologia terminou a 829,31 pontos, pico até agora em 2021 e nível mais alto desde dezembro de 2000.
A recente incerteza sobre a política monetária e o aumento dos casos de Covid-19 empurraram os investidores para o setor de tecnologia, que tem tido o melhor desempenho durante a pandemia.
Investidores vão se focar agora na reunião do Banco Central Europeu nesta semana em meio a pedidos de algumas de suas autoridades para que comece a reduzir as compras de títulos conforme a inflação aumenta e a economia da zona do euro se mostra resiliente.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,68%, a 7.187 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,96%, a 15.932 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,80%, a 6.743 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,76%, a 26.263 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,21%, a 8.882 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,18%, a 5.478 pontos.
Vejam a estupidez de Ciro Gomes, inacreditável!
0 comentário
T&D - Íntegra do programa de 24/12/2024
Do Marco Temporal à Lei dos Bioinsumos, 2024 foi ano de grandes batalhas para o agronegócio em Brasília
Cenário futuro do milho é promissor, mas infraestrutura precisa acompanhar
Suzano vai elevar preços de celulose em todos os mercados a partir de janeiro
A grande volatilidade do mercado do café foi o maior desafio para a indústria cafeeira em 2024
Retrospectiva 2024: Emater impulsiona negócios de 844 famílias com o Fomento Rural em Goiás