Viés produtivista do agro não pode se sobrepor à preservação da água, aponta Afonso Peche
Podcast
Entrevista com Afonso Peche - Pesquisador do IAC e Especialista em Solos sobre a semana da Água
DownloadA pujança da agricultura brasileira, com foco no aumento da produtividade, precisa estar em relação de equidade com a importância da preservação da qualidade, uso consciente e armazenamento da água, conforme explica o professor Afonso peche, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e especialista em água e solo.
"Não justifica ter um boom produtivo e, ao mesmo tempo, ter problemas relacionados aoas recursos hídricos. Essa indiferença com a água, esse tratamento de como se fosse um recurso extrativista, precisa ser rompido", disse.
Segundo o especialista, a questão da água perpassa também pelo bom manejo de solo, com plantas com sistema radicular adequado, rotação de cultura, para que a água se infiltre da maneira correta - nem a mais, nem a menos - e consiga se manter armazenada no solo.
Peche explica que a agricultura precisa adequar todos os espaços, preparando o ecossistema para as intempéries do clima, sendo possível passar por momentos de estiagem com água armazenada no solo ou d etempestades sem haver erosão, por exemplo.
"É preciso tratar, além do consumo, que precisa ser racional, da questão de produção de água, armazenamento (superfície e subsolo), e por fim, a qualidade da água. Todo ser vivo precisa de água limpa", disse.
1 comentário

Ministério confirma que China retomou compras de soja de alguns exportadores do Brasil

Aprosoja/TO participa de reunião com o Governo do Estado para fortalecer ações de prevenção e combate aos incêndios florestais

Pesquisas mostram recuo de investimentos em tecnologia e inovação no agro brasileiro

Ministro Carlos Fávaro se reúne com governador de Malanje

Corteva supera estimativas de lucro do primeiro trimestre com preços mais altos de sementes

Mudança de país: tendências, desafios e decisões
Elvio Zanini Sinop - MT
Agua é vida, somente sabe quem já sofreu secas ou ano sim outro não como ha 60 anos no interior de Erechim, devido a isso migramos p/ Sta. Catarina; também fomos limitados nas secas de 76/77 na região Oeste de SC... e migramos para Sinop-MT ha 41 anos , aqui tem água só que devemos cuidar, com cobertura de solo durante o período da seca anual. Do contrário o solo vai se deteriorando.