As vantagens de proteger o solo e combater os nematoides com estilosantes - Shungi Hisaeda
Produtor rural desde a infância, quando acompanhava seu pai, o sr. Toshio no dia a dia na criação de gado para corte, em sua fazenda em Mato Grosso do Sul, Shungi Hisaeda aprendeu observando os ensinamentos do pai.
Toshio Hisaeda dizia que a semeadura da leguminosa estilosantes nas áreas de pastagem oferecia um pasto mais produtivo para o gado, realizando principalmente a fixação biológica do nitrogênio, - que consequentemente diminuía os custos com a adubação nitrogenada - "e proporcionava um aporte de proteína para o gado, com um ganho estrondoso no peso dos animais", como comenta Shungi Hisaeda, em entrevista ao repórter Frederico Olivi.
Com esse aprendizado, a família Hisaeda apostou tambem no consórcio do estilozantes com o milho nas áreas com menor teor de argila. E após 2 anos da implantação desse sistema, as lavouras passaram de uma produtividade máxima de 27 sacas por hectare para mais de 60 sacas por hectare.
-- "Eu mesmo estava muito deprimido naquela época porque não conseguia produzir - não colhíamos para pagar os custos de produção", conta Shungi Hisaeda.
Com a participação da Embrapa nas pesquisas do uso do estilozantes em áreas com baixo de teor de argila, Shungi constatou que as lavouras haviam alcançado altos níveis de produtividade pois essa leguminosa oferecia resultados positivos no combate aos nematóides, além de outros benefícios importantes para a produção, como o acúmulo de matéria orgânica no solo, aumento da fixação do nitrogênio e a reciclagem do fósforo e outros nutrientes do sistema.
-- "Hoje falar sobre esse Sistema Mirai (que a família Hisaeda criou há 20 anos) se tornou pra mim um propósito de vida.. Agora quero levar alegria para os agricultores porque é possível alcançar altas produtividades em solos arenosos, basta realizar a semeadura de estilozantes nessas áreas que a soja virá com mais força e vigor", conclui Shungi Hisaeda.
0 comentário
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Mercado de Carbono, Logística, Seguro Agrícola, COP29, China, Carrefour e Argentina
ARP#365 - Caminhos para a pecuária do futuro
Focos de raiva herbívora são identificados em Erval Grande/RS
Ministro Fávaro reforça atuação dos adidos agrícolas na abertura de novos mercados globais
Tereos inicia nova fase do Centro de Operações Agroindustriais e incorpora novas atividades e ferramentas para agilizar logística
Carrefour Brasil diz que suspensão de fornecimento de carne impacta clientes