FPA critica decisão do STF que proíbe Força Nacional de promover reintegração de posse em área de assentamento invadida pelo MST
Podcast
Entrevista com Alceu Moreira - Presidente da FPA sobre a FPA é contra reintegração de posse a favor do MST
DownloadVeja também:
Logo após a entrevista o plenário do STF manteve a decisão monocrática proferida pelo ministro Edson Fachin, saiba como foi a votação:
STF mantém decisão de retirada da Força Nacional de assentamento da BA
NOTA DE POSICIONAMENTO: FPA é contra decisão judicial de reintegração de posse a favor do MST defendida pelo STF
A FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA (FPA), bloco parlamentar suprapartidário, vem a público manifestar discordância com a decisão proferida pelo Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, na Ação Cível Originária 3427/BA, a qual interferiu no cumprimento de decisão judicial proferida pela Justiça Federal local para reintegração de posse em favor do Incra.
Já havia sido deferida a reintegração de posse ao Incra pela Justiça Federal da Bahia em ação de primeiro grau contra invasão realizada por membros do Movimento Sem Terra a assentamento regularmente estabelecido pela autarquia federal. A situação demandou a intervenção da Força Nacional, a pedido do Ministério da Agricultura (órgão ao qual o Incra está vinculado).
A FPA entende que para o cumprimento da decisão deve ser utilizado, sempre que necessário, órgãos federais do Estado, já que a decisão é referente à competência da União e não do estado-membro.
Nesse sentido, a decisão do Ministro Edson Fachin impossibilita o cumprimento de decisão judicial que pretende garantir efetividade à fiscalização de assentamentos da reforma agrária e garantir a propriedade daqueles que foram regularmente assentados e lá se viram com o sonho do seu pedaço de terra.
Portanto, a decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal, assim como as proferidas no RE 1017365/SC, incentivam a invasão de terras e jogam para escanteio o direito de propriedade.
Deputado Federal Alceu Moreira
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária
2 comentários
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR
Aí está demonstrado a realidade: O MST é um movimento terrorista, pois não tem CNPJ e, com isso, é inimputável. Agora vem um ministro do STF apoiar um movimento terrorista... Esse país está entregue à bandidagem, e não é de hoje... Ou alguém acha que o bandido Renan Calheiros quando foi alçado a Ministro da Justiça por FHC foi para promover a Justiça no país. ...
ESTÁ TUDO DOMINADO !!!Sempre é bom lembrar ao produtor rural para não esquecer quem é esse tal de ministrinho do STF (Fachin).... Consta que atuou como advogado do MST e o resultado, com certeza, não podia ser outro. Quem trabalhou bastante nos bastidores do Senado para essa figura ser alçada para o STF foi o nobre Senador Alvaro Dias (PR). Sempre é bom relembrar para não esquecer, e saber quem é quem.
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Sempre a mesma conversa mole, emitem notinhas e só. Queria ver a fpa cobrar o senado o impeachment do amigo do amigo do meu pai, do beiçola, do lewandowski também delatado....